A princípio, é preciso salientar que o estigma, é uma causa latente do problema. Embora existam líderes que se unam para amenizar a problemática, muitos continuam não compreendendo a importância de ajudar a salvar uma vida. Segundo Naura Faria, chefe de atendimento ao doador do Rio de Janeiro, a doação de sangue no Brasil ainda é cercado de mitos e é preciso desfazer esses mitos e informar a população sobre a relevância da doação. Sob esse viés, acham que ser doador uma vez é obrigatório ser sempre, mas não, e outros acham que sangue pode causar alguma doença durante a coleta.
Portanto, embora existam leis apoiando a doação voluntária, não vem sendo o suficiente, é preciso que escolas promovam espaços de roda de conversa e debates sobre essa questão no ambiente escolar, que sejam também promovidos passeios a hemocentros da sua cidade, contando com a presença de professores e especialistas sobre o assunto, trazendo um amplo conhecimento. Tais eventos podem ser ocorridos no período contraturno e com divulgação na mídia para que mais pessoas vejam e comecem a compreender a importância de ser um doador de sangue.
A partir dessas ações, já dizia o pensador Sérgio Fornasari, doar sempre sangue é ver sua vida correr em outras veias. Por fim, poderá se consolidar um Brasil melhor.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 60
Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.