Por nmnathalia
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De acordo com, a Constituição Federal de 1988, o artigo 6 diz que a educação é um direito social e que o ensino deve ser obrigatório e gratuito. No entanto,o analfabetismo ainda é visto no Brasil como um problema, já que a negligencia governamental em relação a educação e aumento da evasão escolar por questões de trabalho ainda são frequentes.
Conforme, o estudo realizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico em 2017, o Brasil é um dos países que menos investe em no ensino fundamental e ensino médio. Inegavelmente, o Governo oferece o acesso a educação, porem, em contrapartida o ensino não possui a qualidade como deveria ter justamente pela falta de investimento nesse cenário.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística( IBGE),de pessoas entre 14 e 29 anos apenas 20% delas terminaram etapas básicas da educação, e um dos principais motivos desse índice é que a maioria delas deixa a escola para ajudar no sustento da família. Na região Nordeste sobretudo, muitos alunos trabalham em lavouras onde não há instituições de ensino por perto e não há o transporte escolar adequado para que elas tenham o acesso ao ensino. Tudo isso contribui efetivamente para o aumento dos analfabetos funcionais no país.
Sem dúvida, faz-se necessário soluções para resolver a problemática. O Governo Federal deve direcionar parte do seu capital para o investimento exclusivo a educação, com construção de novas escolas, criação de pontos de leitura. As prefeituras municipais devem criar parcerias com empresas de transporte, para que haja ônibus de qualidade em áreas rurais e que os alunos consigam chegar ate as escolas em segurança. Dessa maneira, poderá haver a diminuição do analfabetismo no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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