Existe uma grande dificuldade na formação educacional dos surdos, Como diz Immanuel Kant, “O ser humano é aquilo que a educação faz dele”. No entanto, uma boa formação educacional está cada vez mais em falta, fazendo com que a cada dia jovens cresçam, sem oportunidades pois não tiveram uma boa base. Com isso, essas dificuldades estão cada vez mais constantes na sociedade, fazendo com que os surdos estejam diante de uma grande falta de acessibilidade na educação devido uma negligência governamental para com sua educação.
Primeiramente, a falta de acessibilidade para os surdos está cada vez maior, fazendo com que dificulte o acesso a uma educação de qualidade. Dessa forma, é possível perceber que a inacessibilidade é desfavorável aos surdos. Segundo o IBGE( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 5% da população brasileira é surda isso equivale a 10 milhões de pessoas. Nesse sentido, a melhora na acessibilidade dentro da educação com os recursos e materiais necessários, são de extrema importância, pois irá proporcioná-los um excelente desfecho acadêmico.
Certamente, a negligência do governo é um grande aliado para essa falta de recursos na formação dos surdos. Com isso, a falta do governo para com a educação vem se tornando constante, essa falta de preocupação vem tornando-se cada vez mais difícil. Contudo, é possível perceber que existe essa escassez de recursos adequados para a educação de surdos, sem contar com o pouco conhecimento dos profissionais para que consigam assim ministrar aulas de forma didática.
Portanto, é possível perceber que a falta desses recursos e o pouco comprometimento do governo é um grande problema para a formação dos mesmos. Nesse sentido, é necessário que o INES(Instituto Nacional de Educação dos Surdos) junto ao MEC(Ministério da Educação), tomem medidas para atenuar esse problema na formação educacional do surdos, que um de grande importância, Criando leis que torne obrigatório que o governo disponha para as escolas os suporte necessário para uma boa estrutura educacional na formação dos surdos, para que assim consigam vencer esses desafios.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.