Em uma primeira análise, nota-se o valor da ciência na história da sociedade, um exemplo que traz isso bem explícito é a série de animação japonesa Dr. Stone que mostra de maneira fantasiosa todo o trajeto que a ciência percorreu para chegar nos tempos atuais, mostrando a criação do antibiótico que revolucionou a medicina e até mesmo a eletricidade que foi um marco na era da Industrialização. A falta de conhecimento sobre a importância e os impactos para o cotidiano e pesquisas realizadas no país é a razão para que ainda exista a desvalorização por meio da população.
Em uma segunda analise, sabe-se que o Brasil precisa evoluir muito em relação a outros países, embora haja muitos profissionais capacitados a falta de materias e aparelhos tecnológicos fazem que essas pessoas não possam contribuir para pesquisas científicas. Isso é devido ao descaso governamental que não investe em tecnologias em universidades no país, ao contrário disso, observa-se o número de investimento na área diminuindo a cada reajuste anual. Em consequência disso, deixando o país de fora e depende totalmente da tecnologia de outros países.
Portanto, para que a ciência tenha o seu valor reconhecido é necessário haja maior a divulgação de pesquisadores brasileiros e a educação da população sobre os benefícios que a ciência trouxe e traz, por meio de palestras, vídeos, propagandas e depoimentos. Também uma valorização maior por meio do governo na ajuda de projetos universitários e programas que incentivem estudantes no ramo da pesquisa. Um país se desenvolve por meio da educação e a ciência esse é o trajeto que o Brasil tem que percorrer.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.