Em primeira análise, a ausência de compromisso governamental se mostra como um dos desafios à resolução do problema. Para Durkheim o fato social e a maneira de agir e de pensar, dotada de exterioridade, universalidade e coercitividade. Seguindo essa linha de pensamento, observa-se que a insuficiência estatal para resolver a analfabetização no país pode ser encaixado na teoria do sociólogo uma vez que, independe de os indivíduos afetados solucionar essa circunstância porquanto pela falta investimentos básicos e profissionais qualificados no ensino, demostra atraso do poder público para torna nulo o analfabetismo na sociedade.
Além disso, cabe ressaltar que a falha na socialização primária é um forte empecilho para solução do problema. Para Kant, o ser humano é resultado da educação que teve. De acordo com essa perspectiva, se há um problema social, há como base uma lacuna educacional. No que se refere a ausência do indivíduo na associalização primária, constata-se a forte influência dessa causa, visto que alguns espaços estudantis públicos não manifestam importância se o ser esta ou não realizando uma atividade corretamente, ou os deixam de lado, apenas para cumprir horário e receber o salário. Desse modo, as pessoas se desenvolvem incapazes de realizar atividades básicas como leitura e interpretação, tornando-se analfabetos funcionais.
Portanto, para que o processo de alfabetização passe a fazer parte da realidade brasileira, medidas precisam ser tomadas. Para isso o Ministério da Educação deve promover palestras nas escolas, e nas redes sociais desse órgão e implantar atividades extracurriculares como teatro e dança, por meio de entrevistas com as pessoas afetadas pelo problema e especialistas qualificados para que nas atividades desenvolvam questões relacionadas com a interpretação. Com objetivo de erradicar o analfabetismo no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada