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Por anamarques
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#51335
O artigo 5°, da constituição Federal de 1988, defende o direito pleno de qualquer cidadão. No entanto, percebe-se uma lacuna na garantia desse direito na questão de resolução do analfabetismo no Brasil, o que além de grave torna-se um problema inconstitucional. Essa situação se deve principalmente, à falta de responsabilidade governamental e a falha na socialização primária.
Em primeira análise, a ausência de compromisso governamental se mostra como um dos desafios à resolução do problema. Para Durkheim o fato social e a maneira de agir e de pensar, dotada de exterioridade, universalidade e coercitividade. Seguindo essa linha de pensamento, observa-se que a insuficiência estatal para resolver a analfabetização no país pode ser encaixado na teoria do sociólogo uma vez que, independe de os indivíduos afetados solucionar essa circunstância porquanto pela falta investimentos básicos e profissionais qualificados no ensino, demostra atraso do poder público para torna nulo o analfabetismo na sociedade.
Além disso, cabe ressaltar que a falha na socialização primária é um forte empecilho para solução do problema. Para Kant, o ser humano é resultado da educação que teve. De acordo com essa perspectiva, se há um problema social, há como base uma lacuna educacional. No que se refere a ausência do indivíduo na associalização primária, constata-se a forte influência dessa causa, visto que alguns espaços estudantis públicos não manifestam importância se o ser esta ou não realizando uma atividade corretamente, ou os deixam de lado, apenas para cumprir horário e receber o salário. Desse modo, as pessoas se desenvolvem incapazes de realizar atividades básicas como leitura e interpretação, tornando-se analfabetos funcionais.
Portanto, para que o processo de alfabetização passe a fazer parte da realidade brasileira, medidas precisam ser tomadas. Para isso o Ministério da Educação deve promover palestras nas escolas, e nas redes sociais desse órgão e implantar atividades extracurriculares como teatro e dança, por meio de entrevistas com as pessoas afetadas pelo problema e especialistas qualificados para que nas atividades desenvolvam questões relacionadas com a interpretação. Com objetivo de erradicar o analfabetismo no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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