Em primeiro lugar, pode-se apontar como um empecilho à consolidação de uma solução, a influência midiática. Conforme Pierre Bourdieu, o que foi criado como instrumento de democracia não deve ser convertido em mecanismo de opressão. Nessa perspectiva, a mídia inviabiliza o problema de tabagismo na atual sociedade, sendo um meio controlado por empresas de comunicação que são movidos por ideais lucrativos.
Outro ponto relevante, são as raízes históricas do Brasil. Com a chegada dos europeus na colônia, século XVI, estabeleceu-se um aumento na produção de tabacos, este, de suma importância para economia imperial, sendo utilizado em trocas de escravos e também, para representação de poder. Em segunda análise, a combustão gerada pelo tabaco produz hidrocarbonetos, substância tóxica e cancerígena, afetando fumantes e ainda, os chamados fumantes passivos.
Diante dos argumentos, faz-se necessária uma intervenção pontual nos problemas. Assim, especialistas no assunto, com o ministério da saúde devem desenvolver ações sociais e criação de programas que possam combater o avanço do tabagismo. Tais ações devem devem ser endereçadas ao público alvo, jovens em idade escolar e idosos. Sendo possível ainda, criar uma "hashtag" para identificar a campanha, ganhando mais visibilidade. A fim de tornar os brasileiros menos suscetíveis às estratégias midiáticas e ao consumo de tabaco no país.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 167
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 167
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 153
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 153
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 167
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.