Em uma primeira análise, compreende-se que o bafômetro é um meio de fiscalização, no qual os motoristas são orientados a soprarem no aparelho para certificar a concentração de álcool no organismo. Conforme alguns juristas, essa prática é considerada inconstitucional, pois ofende o princípio da não autoincriminação, em que se é assegurado o direito de não produzir provas contra si. Porém, percebe-se que há um conflito entre princípios, assim como ocorre no caso de exame de DNA para o reconhecimento de paternidade. Logo, não existe inconstitucionalidade, mas um juízo de ponderação.
Além disso, outro aspecto a ser abordado é a tolerância da lei que estabelece a alcoolemia quase zero, o que reflete na infração ao condutor por qualquer descuido. De acordo com especialistas, existem técnicas para acelerar a eliminação do álcool, como beber café e tomar aspirina. Com isso, os casos mais naturais, como do antisséptico bucal, são resolvidos com um pouco de tempo para a metabolização ou com alguma medida citada anteriormente. Por outro lado, esses métodos podem ser usados de má fé, com o propósito de burlar a legislação e não sofrer sanções. Dessa forma, é preciso que esse tipo de malícia seja analisada para que a efetividade da norma não seja atingida.
Portanto, conclui-se que atitudes governamentais são essenciais para a melhor aplicabilidade da lei. Dessarte, cabe ao Ministério da Infraestrutura, órgão competente para promover a campanha sobre o tema, continuar com a conscientização e o cumprimento da Lei Seca com a rígida fiscalização nas rodovias e nos comércios, por meio de blitz realizada pelos agentes da segurança pública – como a guarda municipal, polícia militar de trânsito e a polícia rodoviária federal -, a fim de alcançar a redução de pelo menos 50% do número de mortes no trânsito.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 188
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 188
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 164
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 184
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 176
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.