Em primeiro lugar, é constado no Artigo 1° da Declaração dos Direitos Humanos que todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. Todavia, tal sentença não é inteiramente cumprida, visto que a falta de profissionalização dos meios digitais de alunos e professores é uma realidade no Brasil. Desse modo, tal fator permanece devido à escassez de incentivos governamentais em criar programas de instrução e conhecimentos tecnológicos em instituições escolares, não obedecendo a declaração legitimada e gerando lacunas nos setores da educação digital na sociedade. Assim, é compreensível a frase do ativista africano Nelson Mandela, que diz que a educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo.
De maneira análoga, a falta de acesso à materiais eletrônicos às camadas mais pobres da sociedade é outra problemática capaz de aumentar desigualdades no país. Sendo assim, a insuficiência de investimentos modernos como meios para melhorar a didática nas salas de aula tem impactos no modo de vida dos cidadãos nos âmbitos econômicos, acadêmicos e sociais. Portanto, é incoerente que o Brasil (um país de grande capacidade territorial e de recursos) conviva com as desigualdades digitais até hoje, visto que a tecnologia avança constantemente na contemporaneidade.
Tendo o exposto em vista, urge que o Governo Federal, em primeira instância, crie programas profissionalizantes de conhecimentos digitais por meio de cursos gratuitos em instituições de ensino. Não somente, é necessário o investimento em materiais eletrônicos para o uso de professores e docentes como computadores, tabletes e celulares. Tais medidas visam aprimorar e modernizar o modelo de vida e educação dos brasileiros e, assim, será possível viver em uma realidade similar à prevista pelos iluministas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.