Em primeiro plano, convém salientar que a falha estatal é uma causa dessa questão. De acordo com a Constituição Federal de 1988, em seu artigo 206, é assegurado o investimento e a valorização do educador. Mas, apesar de ser um direito constitucionalmente garantido, nossa pátria ainda negligencia o seu dever. Desse modo, fica claro que, mesmo o Brasil apresentando boas legislações, elas se atêm à base teórica.
Ademais, a ausência de valorização para com os professores, colabora negativamente para continuidade da problemática. Conforme uma pesquisa realizada pelo Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo, 54% dos professores já sofreram algum tipo de violência no âmbito escolar. Tal dado, exibe o quanto o docente da educação ainda sofre hodiernamente.
Entende-se, portanto, a necessidade de implementação de medidas em frente ao imbróglio. Em suma, faz-se necessária a atuação do Governo Federal, em parceria com o Ministério da Educação, na realização de ações segurativas, a qual priorize os professores, por meio de um debate entre eles, a fim de assegurar esses profissionais. Somente assim, poder-se-á criar um ideal de nação como idealizava o Policarpo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.