Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a obesidade no Brasil. Nesse sentido, fica perceptível que a prática de pouco exercício físico e mau hábito alimentar aumenta o número de obesos. Segundo o filósofo John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a educação, o que infelizmente é nítido no país.
Ademais, é fundamental apontar o mau hábito a alimentação como impulsionador da obesidade no Brasil. Segundo a pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde, mostra que o índice de obesidade no Brasil cresceu 67% em 2006 a 2018 e, além disso, mais da metade da população brasileira foi identificada acima do peso. Diante de tal exposto, fatores como o excesso de gordura pode levar ao desenvolvimento de diabete tipo dois, cardiopatias e problemas articulares. Logo, é inadimissível que esse cenário continue perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de combater esses obstáculos. Para isso, e imprescindível que o estado promova campanhas conscientizando as pessoas a refletir sobre os hábitos de consumo e a optar por escolhas alimentares saudáveis, vindas de agricultura familiar, da produção orgânica ou agroecológica, como também, é preciso que a mídia divulgue a importância da realização de atividade física com frequência, tanto para adultos quanto para crianças, pois o sedentarismo afeta todas as faixas etárias, reduzindo assim, o número de obesos. Somente assim resolverá essa problemática de saúde pública e consolidará uma sociedade mais saudável, onde o estado desempenha corretamente o "contrato social", tal como afirma John Locke.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.