Por Amandavit
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#51153
Na obra "Utopia " do escritor Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas . No entanto,o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega ,uma vez que o analfabetismo no Brasil apresenta barreiras , as quais dificultam a concretização dos planos de More. Esse cenário antagônico é fruto tanto do âmbito educacional ,quanto da desigualdade socioeconômica. Diante disso, torna-se fundamental a discussão desses aspectos ,a fim do funcionamento da sociedade .
Precipuamente, é fulcral pontuar que a negligência educacional deriva da baixa atuação dos setores govermentais, no que concerne à criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o estado é responsável por garantir o bem estar da população, entretanto, isso não ocorre em solo nacional . Devido à falta de atuação das autoridades ,crianças e adultos em fase de introdução escolar se encontram destinados à um ensino parcial e metódico que não prega inclusão ,fazendo com que muitos desistam de ler antes mesmo de começar.
Ademais, é imperativo ressaltar a divisão de classes como promotora do problema. Partindo desse pressuposto, o grande número de pessoas com pouca ou nenhuma escolaridade ainda está presente nessa sociedade que se diz desenvolvida . Tudo isso retarda a resolução do empecilho ,já que apenas um pequeno grupo populacional possui meios para pagar por ensino de qualidade ,o qual não se encontra tão facilmente em escolas públicas ,contribuindo assim para a perpetuação desse quadro deletério.
Portanto, medidas exequíveis são necessárias para conter o avanço problemático no meio social . Dessarte ,com o intuito de mitigar o índice de analfabetismo brasileiro ,necessita - se urgentemente que o Tribunal de Contas da União direcione capital que,por intermédio do Ministério da Educação será revertido em investimentos necessários para mudanças na grade curricular ,assim como na capacitação de professores em instruir de forma eficaz e personalizada para cada aluno . Desse modo, atenuar - se - á , em médio e longo prazo,o impacto nocivo da desatenção educacional ,e a coletividade alcançará a Utopia de More.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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