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Por Elisiane
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Conhecida como “cidadã”, por ter sido constituída no processo de redemocratização, a Constituição Federal foi proclamada em 1988 com a promessa de proporcionar os direitos de todos os brasileiros. Todavia, apesar da garantia constitucional, nota-se que, os desafios para a inclusão digital da terceira idade dispõe de raízes amargas devido não só a falta de capacitação tecnológica aos idosos, mas também, a deficiência das leis na prática.
Inicialmente, evidencia-se a escassez de adaptação dos meios digitais ao idoso(a), em virtude dos aparelhos tecnológicos como o celular possuir diversas ferramentas que dificulta a assimilação de informação. Segundo o site, “revistas puc-sp" são várias as dificuldades enfrentadas pela terceira idade vinculada aos aparelhos digitais e suas múltiplas ferramentas disponíveis. Diante disso, é nítido os desafios para a inclusão digital dos idosos no Brasil.
Além disso, a falha das leis na práxis, está entre os porquês dos desafios para a integração tecnológica a terceira idade, uma vez que os direitos assegurados pela Carta Magna de 1988 são bombardeados pela deficiente realidade. De acordo com o capítulo II dos Direitos Sociais, é garantido a educação na forma da constituição. Contudo, apesar de tal prerrogativa há presente na sociedade brasileira os desafios de acesso a internet pelos idosos. Nessa ótica, percebe-se como falha as leis asseguradas.
Diante dos fatos supracitados, faz-se necessário que, o Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações em parceria com o Ministério da Educação, promova a implantação de aparelhos com adaptação aos idosos, por meio de políticas direcionadas a inclusão de tais indivíduos a fim de proporcionar o amplo acesso a informação e por conseguinte o combate aos desafios de inclusão digital no país. Ademais, para que as leis sejam cumpridas com êxito sobre a introdução tecnologica á terceira idade, cabe novamente ao Ministério da Educação em cooperação com o poder Executivo fomentar em todas as escolas seja ela pública ou privada do ensino fundamental ao médio o acesso a aulas direcionadas ao aprendizado digital recorrendo aos profissionais educacionais com o intuito de reprimir a deficiência das diretrizes e as contrariedades de incorporação tecnológica vinculada futuramente aos idosos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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