Diante de tal cenário ,uma das causas latente de números elevados ,é que cada vez mais os jovens precisam deixar de estudar para trabalhar, com o propósito de sustentar os familiares ou ajudar a compor a renda.A forte presença desse grupo está nas regiões periféricas,onde existe alta concentração de pobreza e poucos investimentos governamentais em diversas vertentes.
São Paulo é o estado que foi privilegiado a ter as primeiras indústrias, se tornando o principal polo econômico até os dias atuais ,em que há grande presença de verbas ,mas essas não são investidas nas escolas públicas que necessitam de uma infraestrutura de qualidade,isso revela uma desigualdade.Quando tratado essas referencias a outros países o território brasileiro que é um país emergente possuindo aproximadamente 6% de iletrados ficando para atrás de Argentina que tem menos de 1% e da própria Venezuela com 3,2% em que passa por uma crise que vem se propagando por muito tempo.
De acordo com Immanuel Kant ,"O ser humano não é nada ,além do que a educação faz dele".A função do eixo educacional, é justamente agir na vida do indivíduo ,fazendo dele um cidadão melhor ,conforme o convívio em sociedade ,respeitando um conjunto de regras ,contribuindo também para
um futuro ideal.
Portanto ,referente a essa problemática ,é necessário ações do governo juntamente ao ministério da educação em implantação de capital no ensino público,garantir que ele seja gratuito para todos e que chegue em lugares de acesso dificultado ,como aldeias.Criar programa sociais com benefícios voltado para renda ,para aqueles estudante que tiveram ótima frequência no ambiente escolar.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 90
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 110
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 90
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 110
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.