Em primeira análise, cabe enfatizar a vida dentro das cadeias como fator preponderante para a difusão da violência no país. Consoante ao pensamento de Thomas Hobbes, o papel do Estado é garantir a paz e a ordem social. Sob esse viés, pode-se notar que a prisão, em si, não é suficiente para a contenção da violência, o que tem sido constatado pelo aumento do número de presos concomitante ao crescimento da criminalidade. Sendo assim, além de deter, é preciso repensar a estrutura prisional e planejar estratégias para a reabilitação dos indivíduos.
Ademais, a falta de perspectivas do detento quanto a sua reinserção na vida social faz prosperar a permanência no mundo do crime. Conforme o filósofo Aristóteles, não há nada que defina melhor a essência humana do que a sua habilidade e necessidade política, isto é, a constituição de relações sociais. Entretanto, percebe-se, no Brasil, a ausência de investimentos na formação educacional e profissionalizante dos detentos. Com isso, fica obstaculizada a possibilidade de inseri-los no mercado de trabalho, dificultando a garantia de uma vida digna bem como uma reinserção saudável no corpo social.
Urge, portanto, que medidas sejam tomadas com a finalidade de facilitar a ressocialização dos infratores e mitigar a violência no país. Dessa forma, cabe ao Governo Federal desenvolver um projeto integrado às unidades federativas que reforme o sistema prisional brasileiro por meio do investimento em ações de reabilitação social. Essas medidas garantirão a todos os detentos o acompanhamento rotineiro com psicólogos, a formação educacional e profissionalizante e a aproximação com suas famílias. Somente assim, o indivíduo perceberá e terá possibilitada a oportunidade da ressocialização.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.