O Ministério da Saúde expões que em 2016 houve um aumento de 60% da obesidade brasileiras. Indubitavelmente pode-se associar esse fato ao aumento do consumo de alimentos processados,com pouco valor nutricional e excesso de sódio,por uma classe que preza pela agilidade e praticidade da comida processada,principalmente os jovens brasileiros.Ademais,com o barateamento de comidas industrializadas ,por ser um processo de larga escala e pouco custo,acaba se tornando maia acessível para a classe com baixo poder de compra.
Como consequência,nos últimos anos a incidência de diabetes,hipertensão, infartos, câncer e doenças metabólicas vem crescendo na sociedade brasileira. Fazendo com que o sistema de saúde pública brasileiro possa vir a ficar sobrecarregado,já que um em cada cinco brasileiros está abeso.Trazendo assim uma necessidade de uma educação alimentar adequada e mudança cultural.
Portanto, o Ministérioda Saúde deve criar uma projeto de lei por meio da Câmara dos Deputados para aprovação , onde deve-se estender o ensino da educação alimentar as escolas e postos de saúde garantindo o consumo alimentos com alto valor nutricional.Na proposta deve conter o ampliamento da educação alimentar em postas e escolas com a ajuda de nutricionistas, psicológicos e médicos.Com finalidade de frear a alimentação irregular e obesidade no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.