Em primeiro plano, evidencia-se que a falta de cuidado governamental favorece a complexidade do problema. Conforme o filósofo Maquiavel, mesmo as leis bem ordenadas são impotentes diante dos costumes. Nessa lógica, isso aponta para uma falha muito comum das sociedades: acreditar que a criação da lei em si pode resolver impasses complexos, como a questão do tabagismo no Brasil, logo, o que se verifica é um déficit da legislação, pois se esta não vier atrelada a feitos que ajam na base cultural do problema, sua resolução será um forte empecilho. Desse modo, sem ações vitais, tal problemática irá ao encontro do contexto discutido por Brás Cubas.
Em conjunto, outra dificuldade enfrentada é a manipulação midiática. De acordo com o livro “Rápido e devagar: duas formas de pensar” do especialista Daniel Kahneman, é comprovado a incisiva influência dos meios de comunicação no julgamento humano. Sob essa ótica, é notável que o advento da internet trouxe inúmeros benefícios para a comunidade atual, mas também, contribuiu com a diminuição do senso crítico do indivíduo, fato que evidencia a influência da mídia no consumo de cigarros, como acontece em filmes e novelas, o que condiciona as pessoas a adotarem tal hábito. Faz-se imprescindível, portanto, a dissolução dessa conjuntura.
Por fim, medidas são cruciais para atenuar os caminhos para combater o avanço do tabagismo no Brasil. Então, cabe ao Governo Federal — órgão responsável pela execução de políticas públicas — acionar o Ministério da Saúde e as empresas midiáticas e, juntos, por meio de verbas oriundas do apoio público, promover medidas que forneçam a oposição ao consumo de cigarros — como incentivos fiscais às firmas responsáveis por essa exibição—, além de colocar nos créditos das cenas os malefícios causados por realizar tal ato, a fim de minorar os desafios presentes no combate ao tabagismo. Assim, poder-se-á criar um legado de que Brás Cubas pudesse se orgulhar.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.