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Por juliarodrig
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#50813
A mais de 500 anos, diversos povos indígenas habitavam o Brasil, seguindo seus próprios costumes, regras, cultura, etc. ,até que, por volta de 1500, Pedro Álvares Cabral chegou em terras brasileiras. Desse período em diante, muitos dos povos indígenas morreram, principalmente pelas doenças trazidas pelo povo europeu. Dessa forma, o Brasil atual possui uma dívida historicamente para com esses povos, de modo que sua cultura deve ser preservada, a fim de tentar amenizar os danos cometidos no passado. Porém, atualmente, o que pode ser feito para que reparemos o erro cometido a tanto tempo?

Em “Iracema”, livro de José de Alencar, vemos a realidade do povo indígena no período do descobrimento. Como retrata a personagem no seu pensamento mais íntimo, ela via que seu marido, branco e europeu, estava com ela apenas enquanto estava grávida, onde esse era apenas seu papel: ser a mãe de um menino que seria criado pela branca europeia que seu marido amava. Dessa forma, relacionamos com a temática mostrando que, as índias eram abusadas, e os “homens brancos” tiravam proveito da ingenuidade do povo. O povo europeu roubou muitas das riquezas brasileiras, matou os nativos e ainda se aproveitou disso tudo.

Dessa forma, com o passar do tempo, os nativos foram se fechando, e a cultura brasileira se tornou uma mistura majoritária da de outros países. O Brasil passou a não ter uma identidade, mas sim muitas. O povo esqueceu suas origens, passou a aceitar tudo de modo extranjeiro e a valorizar apenas essa cultura, esquecendo a própria. O país é conhecido por ser um país diversificado e miscigenado, mas não há incentivos para a herança que tivemos dos povos nativos. Ademais, pouco se fala desses povos, e ainda há aqueles que acham que os índios são selvagens que precisam ficar isolados.

O país continental localizado na América do Sul, segundo dados da Funai, possui quase 300 línguas indígenas no país. Dessa forma, o ministério da Educação em parceria a Funai, poderiam tornar o ensino às línguas indígenas obrigatório em escolas brasileiras, compilando as expressões mais diversas das principais línguas. Desse modo, a cultura indígena teria mais visibilidade e reconhecimento maior de todos os brasileiros, e assim, de pouco a pouco a cultura seria valorizada.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por joanavitoria
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#50947
Oii, desculpa pela demora! Aqui está sua correção.

Introdução

Há* mais de 500 anos, diversos povos indígenas habitavam o Brasil, seguindo seus próprios costumes, regras e culturas, (acho que a frase ficaria melhor sem o 'etc.')até que, por volta de 1500, Pedro Álvares Cabral chegou em terras brasileiras. Desse período em diante, (faltou conectivo)muitos dos povos indígenas morreram, principalmente pelas doenças trazidas pelo povo europeu. Dessa forma, o Brasil atual possui uma dívida historicamente para com esses povos, de modo que sua cultura deve ser preservada* a fim de tentar amenizar os danos cometidos no passado. Porém, atualmente, o que pode ser feito para que reparemos o erro cometido a tanto tempo?

Tente evitar o uso de verbos pessoais (reparemos, por exemplo) e perguntas retóricas ao leitor; isso não seria um problema em redações como a da FUVEST, mas no ENEM, sim. Ademais, você não deixou claro quais serão as duas problemáticas abordadas no texto.

Desenvolvimento I

Em “Iracema”, livro de José de Alencar, vemos a realidade do povo indígena no período do descobrimento. Como retrata a personagem no seu pensamento mais íntimo, ela via que seu marido, branco e europeu, estava com ela apenas enquanto estava grávida, onde esse era apenas seu papel: ser a mãe de um menino que seria criado pela branca europeia que seu marido amava. Dessa forma, relacionamos com a temática mostrando que* as índias eram abusadas, e os “homens brancos” tiravam proveito da ingenuidade do povo. O povo europeu roubou muitas das riquezas brasileiras, matou os nativos e ainda se aproveitou disso tudo.

Faltou conectivos e, além disso, não deu pra captar muito bem a problemática. Acho que o problema foi que você argumentou muito sobre a problemática e acabou tangenciando-se do tema. Além disso, como disse na introdução, evite o uso excessivo de verbos pessoais (relacionamos, tiravam...) e também se atente a estrutura do seu texto: primeiro apresente a problemática, depois a desenvolva (aqui você pode usar repertório sociocultural) e, por fim, conclua o texto com uma análise geral do que foi problematizado. Acho que já te alertei disso antes, e você melhorou muito nessa questão, mas também é perceptível o uso de linguagem oral ("e ainda se aproveitou disso tudo", por exemplo).

Desenvolvimento II

Dessa forma, com o passar do tempo, os nativos foram se fechando, e a cultura brasileira se tornou uma mistura majoritária da de outros países. O Brasil passou a não ter uma identidade, mas sim muitas. O povo esqueceu suas origens, passou a aceitar tudo de modo estrangeiro* e a valorizar apenas essa cultura, esquecendo a própria. O país é conhecido por ser um país diversificado e miscigenado, mas não há incentivos para a herança que tivemos dos povos nativos. Ademais, pouco se fala desses povos, e ainda há aqueles que acham que os índios são selvagens que precisam ficar isolados.

Faltou conectivos aqui também. Além disso, sinto que seu texto é mais voltado ao gênero de artigo de opinião do que dissertativo-argumentativo, que é o cobrado no ENEM.

Conclusão

O país continental localizado na América do Sul, segundo dados da Funai, possui quase 300 línguas indígenas no país. Dessa forma, o Ministério* da Educação,* em parceria com a* Funai, devem* tornar o ensino às línguas indígenas obrigatório em escolas brasileiras, compilando as expressões mais diversas das principais línguas. Desse modo, a cultura indígena teria mais visibilidade e reconhecimento maior de todos os brasileiros, e,* assim, de pouco a pouco a culturaseria valorizada.

Recomendo que você não use dados na sua conclusão; esse é o lugar apenas para apresentar sua proposta de intervenção. Também evite repetições, como as que eu coloquei em negrito no texto. Já sobre sua proposta, ficou faltando o meio (por meio de...) e finalidade (a fim de...).

No geral, é isso. Se atente a esses pontos que te falei e boa sorte!

medicina, direito, administração, engenharia: são atividades nobres e necessárias à vida. mas a poesia, beleza, romance, amor... são as coisas pelas quais valem a pena viver. - dead poets society.
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