Em “Iracema”, livro de José de Alencar, vemos a realidade do povo indígena no período do descobrimento. Como retrata a personagem no seu pensamento mais íntimo, ela via que seu marido, branco e europeu, estava com ela apenas enquanto estava grávida, onde esse era apenas seu papel: ser a mãe de um menino que seria criado pela branca europeia que seu marido amava. Dessa forma, relacionamos com a temática mostrando que, as índias eram abusadas, e os “homens brancos” tiravam proveito da ingenuidade do povo. O povo europeu roubou muitas das riquezas brasileiras, matou os nativos e ainda se aproveitou disso tudo.
Dessa forma, com o passar do tempo, os nativos foram se fechando, e a cultura brasileira se tornou uma mistura majoritária da de outros países. O Brasil passou a não ter uma identidade, mas sim muitas. O povo esqueceu suas origens, passou a aceitar tudo de modo extranjeiro e a valorizar apenas essa cultura, esquecendo a própria. O país é conhecido por ser um país diversificado e miscigenado, mas não há incentivos para a herança que tivemos dos povos nativos. Ademais, pouco se fala desses povos, e ainda há aqueles que acham que os índios são selvagens que precisam ficar isolados.
O país continental localizado na América do Sul, segundo dados da Funai, possui quase 300 línguas indígenas no país. Dessa forma, o ministério da Educação em parceria a Funai, poderiam tornar o ensino às línguas indígenas obrigatório em escolas brasileiras, compilando as expressões mais diversas das principais línguas. Desse modo, a cultura indígena teria mais visibilidade e reconhecimento maior de todos os brasileiros, e assim, de pouco a pouco a cultura seria valorizada.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.