O documentário brasileiro ‘’Quando Sinto que Já Sei’’ retrata a ascensão de modelos alternativos de ensino e sua incorporação na contemporaneidade, abordando a adaptação de professores e educandos a esses meios. De maneira análoga, substituir as aulas presenciais por uma configuração integralmente digital demanda semelhante desafio, dado que a maior parte da logística empregada deve ser modificada para possibilitar uma dinâmica pedagógica eficiente. Nesse contexto, o acesso desigual às ferramentas tecnológicas e o despreparo profissional são aspectos infraestruturais que desencadeiam um panorama problemático associado a essa modalidade.
Em primeira análise, cabe pontuar que a disponibilidade não equitativa de recursos determina uma série de adversidades que afetam o funcionamento pleno do Ensino à Distância (EAD). De acordo com o sociólogo Florestan Fernandes, em um cenário de profunda irregularidade econômica e social entre os indivíduos, é fundamental a elaboração de medidas para reparar as desconformidades e estabelecer oportunidades equivalentes. Sob esse viés, é possível constatar que tal proposição não é realizada pelos órgãos estatais da nação, uma vez que a maior parte das instituições públicas colegiais não garantem a distribuição de dispositivos — como tablets e celulares —, acervo de material eletrônico e professores capacitados para lecionar através do ciberespaço. Com efeito, o corpo estudantil que não detém esses mecanismos é, majoritariamente, desestimulado a concluir o ciclo acadêmico, enquanto a parcela privilegiada com esses instrumentos se encaminha para a formação digna. Perante isso, entende-se um fator que impede a ordenação dessa forma educacional.
Em segunda análise, vale ressaltar, ainda, que a ínfima qualificação do corpo ministrador para atuar o âmbito cibernético constitui um crítico entrave acerca da articulação dessa categoria pedagógica. Desse modo, segundo o sociólogo francês Manuel Castells, o advento da internet fomentou a alteração do caráter tradicional das atividades, o que exige a restruturação da forma de exercê-las. Por conseguinte, sendo a instrução básica atingida por esse surgimento, a orientação dos tutores e gestores para adequação e potencialização dessa ferramenta é primordial, contudo, o investimento em programas de preparação é escasso, dificultando o uso de computadores e softwares destinados a incorporar o seu trabalho na passagem de conhecimento. À vista disso, esse imbróglio torna essa virtualidade improdutiva, na qual a autonomia e a expansão de possibilidades são negligenciadas pela desconexão didática com os alunos. Assim sendo, apreende-se o quando essa indiligência é prejudicial.
Em suma, é mister que providências sejam tomadas para superar os impasses relacionados ao EAD. Destarte, urge que o Ministério da Educação elabore um programa de aprimoramento do ato de lecionar no meio online, cujo deve focar, especificamente, na produção de videoaulas e utilização de aplicativos interativos para incrementar o estudo, por meio da inclusão do projeto nas Diretrizes Orçamentárias, a fim de subsidiar e ambientar aprendizes e docentes nesse âmbito, tal qual demonstrado no documentário nacional.
@joanavitoria, pode corrigir?
Ps: essa é, provavelmente, minha última redação antes do ENEM. desejo sucesso, calma e sorte para todo mundo do site que me acompanhou, corrigiu meus erros e me ajudou quando pensei que nunca fosse melhorar nessa matéria <3 MUITO OBRIGADA! Se der tudo certo, AMÉM! caso contrário estarei de volta depois de um tempo kkkkkkkkk.
Raramente, um pouco mais.'' - Cecília Meireles
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.