Em primeiro lugar, é notório que a questão interfere diretamente na economia do Estado. Isto porque, uma vez que as vias utilizadas para transações comerciais desfrutam de uma baixa qualidade e manutenção, há um aumento desnecessário nos custos logísticos, o que gera um empecilho no bom rendimento da circulação comercial e de capital no Brasil. Desse modo, faz-se mister que o Estado, responsável pelo controle financeiro do país, posicione-se ativamente para solucionar o impasse supracitado.
Segundamente, é visível como a má infraestrutura do transporte brasileiro atinge a qualidade de vida da população. Conforme o website “Ilos”, 61% de toda a organização de vias no Brasil são rodoviárias. Dessa forma, infere-se que a existência de múltiplos tipos de automóveis em uma mesma forma de passagem de transportes é fator para uma mobilidade urbana mais difícil, o que acaba resultando em gastos supérfluos de dinheiro e tempo na locomoção, além de uma maior exposição do indivíduo a doenças devido às aglomerações, culminando em uma baixa na qualidade de vida. Sendo assim, nota-se a urgência da discussão sobre alternativas para a superação de tão decisória adversidade para o bem-estar público.
Diante do exposto, fica nítida a necessidade de intervenções que resolvam esses obstáculos. Então, demanda-se que o Ministério da Economia, por meio de suas diretrizes voltadas ao desenvolvimento infraestrutural do Brasil, crie um projeto de melhoria das vias de transportes, agindo em todas as cidades, para que haja um descongestionamento da circulação econômica e comercial. Ademais, é fulcral que as mídias, através de propagandas, promovam campanhas que incentivem a adesão de bicicletas como meio de transporte, para que a mobilidade urbana seja melhor facilitada a longo prazo. Por fim, espera-se que a proposta possa frear a questão da infraestrutura do transporte vigente no Brasil, aproximando, assim, cada vez mais a realidade atual da apresentada em “Utopia”.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.