Em primeiro plano, vale discutir a influência da falta de formação educacional como impulsionadora do analfabetismo digital. Dessa maneira, uma analogia com a afirmação do economista britânico Arthur Lewis, mostra-se possível, tendo em vista que ele pontua a educação como um investimento com retorno garantido. Contudo, no território brasileiro, diversas instituições de ensino não ofertam a ajuda necessária para os alunos dominarem as ferramentas tecnológicas da atualidade. Nesse viés, as aulas que visam o aprendizado acerca dessas inovações, representam a mitigação do analfabetismo digital, o que de fato é de suma importância para o desenvolvimento tecnológico do país.
Outrossim, a desigualdade social e econômica está intimamente relacionada a exclusão digital sofrida por muitos indivíduos brasileiros, de modo que esse empecilho ratifica a situação do analfabetismo digital. Consoante a isso, o conceito de "Invisibilidade Social", criado pela filósofa Simone de Beauvoir, encaixa-se perfeitamente no assunto, uma vez que nele é exposto a exclusão de certos grupos considerados indiferentes perante outros. Nessa perspectiva, é visível a dificuldade de algumas pessoas perante o analfabetismo digital, levando em conta que os mais velhos e os indivíduos da camada mais pobre da sociedade, possuem o obstáculo da falta de aparelhos eletrônicos e da mudança de costumes. Logo, o governo tem que agir prontamente para suavizar essas controvérsias, visto que ,os idosos e os cidadãos comprometidos financeiramente, sofrem com a falta de inclusão ao processo de aprendizado digital.
Em síntese, medidas devem ser implementadas com o intuito de minimizar as controvérsias associadas ao analfabetismo digital. Portanto, urge que o Ministério da Educação— encarregado dos assuntos sobre o ensino no país—, por meio de reuniões institucionais, aplicar nas escolas um programa de ensino digital, coma finalidade de desenvolver os alunos e torná-los preparados para a era tecnológica hodierna. Ademais, o Estado— responsável pelos temas que envolvem o bem-estar dos cidadãos, mediante vergas governamentais, deve disponibilizar palestras gratuitas com a presença de equipamentos tecnológicos e profissionais, a fim de possibilitar o acesso de todos a esses meios. Por fim, será possível reconhecer a diferença no cenário do analfabetismo digital, da maneira que a Internet se tornará um local proveitoso para a população brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.