Em primeiro plano, a Constituição Federal de 1988 assegura o direito à saúde de qualidade para todos os brasileiros. Todavia, é perceptível que o Estado é falho no que diz respeito à destinação de verbas para este setor. Com isso, muitos hospitais e prontos-socorros público estão sucateados, sem a manutenção de aparelhos essenciais para a realização de exames e tratamento de doenças que atingem a população. Por conseguinte, a parte da sociedade mais desprovida financeiramente fica sem as garantias básicas previstas pela Carta Magna.
Ademais, a saída de profissionais da saúde para países europeus, por exemplo, configura-se como um impasse para a qualificação do atendimento público no Brasil. Isto ocorre, sobretudo, devido à falta de valorização das pesquisas e dos trabalhos científicos por eles desenvolvidos. Desse modo, ocorre a chamada " fuga de cérebros", a qual constitue um problema estrutural em países que não prestigiam seus profissionais qualificados.
Destarte, o Ministério da Saúde-órgão responsável por coordenar a saúde no pais- deve, com parceria com o Governo Federal, promover políticas que busquem a promoção e a valorização dos competentes na área, a fim de garantir melhorias ao sistema. Dessa forma, a organização deste, presente na série, deixará de ser uma utopia.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.