Por mariaagosti
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A Constituição Federal de 1988 afirma no Artigo 6º que a educação é um direito social. Entretanto, no cenário brasileiro, o descaso com estudantes e educadores é constante, visto que, os investimentos realizados na área educacional é decrescente, o acesso é desigual , além disso, o aprendizado é fundamental para a construção da cidadania.

Sob esse viés, o Brasil é um país no qual falta aplicações monetárias para a melhoria da educação. Nota-se que menos de 10% do PIB brasileiro é destinado a esse ramo, o que gera agravantes como materiais escassos, escolas precárias, professores mal remunerados e desencoraja a formação de novos profissionais para esta esfera.

Ademais, a obtenção de conhecimento ainda é extremamente elitizada. Assim como na Grécia Antiga, onde para receber ensinamentos, através dos Sofistas, era necessário desembolsar uma grande contia e consequentemente somente os poderosos obtinham acesso ao ensino, torna-se evidente a semelhança com o Brasil na contemporaneidade visto que as escolas privadas possuem melhor infraestrutura e organização.

Outra preocupação constante é a influência do sistema educacional na formação do corpo social. De acordo com o educador Paulo Freire "se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda". Nesse sentido, construir uma rede de ensino pública, sólida e acessível é indispensável para o bem grupal.

Infere-se, portanto, que intervenções devem ser feitas para que o Brasil tenha acesso democrático a educação. Urge que o Ministério da Educação deve promover a melhoria do sistema de ensino brasileiro por meio de investimentos em materiais de qualidade, formação de professores e construção de escolas, a fim de garantir a educação para todas as faixas etárias.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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