Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o abandono escolar. Nesse sentido, muitos alunos são influenciados por outros fatores a tomarem essa atitude, tendo em vista que poucos têm acesso a direitos básicos. Essa conjuntura, segundo às ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a educação, o que infelizmente é evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar que a principal causa é a falta de transporte escolar, o qual interfere muito na vida do estudante, e tem grande relação com a condição em que a pessoa vive. Segundo Kant, "o homem não é nada além daquilo que a educação faz dele". Diante de tal exposto, sem o acesso e o incentivo à educação, a criminalidade, o desemprego e a desigualdade serão cada vez mais presentes no grupo social. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o governo, por intermédio de projetos, disponibilize transporte gratuito para os alunos, e promova um ambiente escolar incentivador a fim de os alunos terem acesso e motivação para não abandonarem a escola. Assim, se consolidará uma sociedade mais favorável, onde o estado desempenha corretamente seu "contrato social", tal como afirma John Locke.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
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Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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