Em primeira análise, é importante destacar, que é evidente a herança ideológica do conhecimento científico, como um recurso destinado às elites, se consolidou na sociedade e perpetuou a exclusão das classes inferiores. Segundo dados do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 25% da população brasileira não possuem acesso à internet, dentre eles a maioria são pessoas vindas de comunidades, idosos e áreas longínquas dos grandes centros urbanos.
Ademais, é fundamental apontar, a privação do acesso tecnológico pela 3 idade no Brasil. Com o passar dos anos o uso da internet e de outros meios de comunicação possibilitaram a aproximação de muitos indivíduos no mundo. Mas quando nos referimos à 3 idade, muitos idosos têm sido considerados ¨atrasados¨ quando falamos em tecnologia e seus semelhantes na era contemporânea digital, o que os afastam de familiares e de oportunidades de aprendizagem e dentre outros. Além disso, uma comunidade que restringe o avanço e subjetividade, representa um retrocesso para a coletividade que preza por igualdade.
Depreende-se, portanto, a relevância da igualdade no alfabetismo digital no Brasil. Para que isso ocorra, é necessário que o Estado proporcione o acesso de novas tecnologias no âmbito escolar público brasileiro, aumentando assim o ensino às classes mais baixas. Além disso, é responsabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações a criação de cursos de ensino preparatório para idosos e pessoas que possuem alguma deficiência, aumentando assim a inclusão das camadas desfavorecidas do País. Como efeito social, o Alfabetismo Digital será uma realidade, destruindo, assim, barreiras e ¨feudos¨ sociais.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.