Avatar do usuário
Por wagner123
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#50827
A série americana "Apenas um Show", apresenta o cotidiano de dois jovens ingênuos , Mordecai e Rigby, os quais buscam através da tecnologia uma maneira de se divertirem. Porém, muitas vezes, os protagonistas tomados por essa intenção, agiam de maneira inadequada como fizeram no momento em que zombaram de autoridades policiais por meio de uma ligação. De maneira análoga, no Brasil, percebe situação semelhante visto que o combate ao uso indiscriminado de tecnologias de informação por crianças ainda está distante da realidade. Uma vez que, o não controle por parte dos pais aliada à ingenuidade e curiosidade infantil são as razões as quais favorecem à utilização excessiva e irresponsável pelos jovens em detrimento de uma menor atenção quanto a práticas relacionadas com seu futuro e educação.

Em primeiro lugar, a não orientação por parte dos pais e responsáveis quanto ao uso de tecnologias é capaz de gerar atitudes ofensivas às leis éticas em seus filhos. Nesse sentido, o francês Michael Foucault, defende a existência de uma sociedade disciplinar a qual, apesar de restringir parte da liberdade individual, é responsável em educar os novos indivíduos para o progresso social. Contudo, o que acontece é o oposto da premissa de Foucault, isso porque, muitos pais concedem autonomia completa à seus filhos quanto a tecnologia em uma fase em que deveriam orientá-los a serem responsáveis quanto ao comportamento moral. Assim, consequentemente, essa negligência decisiva dos pais em relação à tecnologia cria a sensação de liberdade e superioridade nas crianças pois, se nem ao menos as regras familiares são determinadas e respeitadas, certamente, as leis sociais não serão. Logo, evidencia-se uma crucial motivo a ser revertido para o fim desse entrave.

Ademais, o ímpeto de curiosidade infantil pode levar as crianças a acessarem conteúdos impróprios à sua faixa etária. Sob este viés, o filósofo inglês John Locke, defende a ideia a qual os jovens são como "tábulas rasas", isto é, sem conhecimento prévio e dispostos a conhecer o mundo em que vivem. Assim, é natural que a internet, por ser uma plataforma de conteúdos diversos, seja um grande atrativo a essa faixa etária, porém, é inevitável o acesso a outros tipos de materiais inadequados como sites adultos ou vídeos com a presença de palavras de baixo calão. Logo, estes são os grandes comprometedores do processo de conhecimento proposto por Locke, pois eles justamente desviam a atenção de jovens de atividades que deveriam ser o foco como, os estudos e o seu futuro. Por isso, essa é uma causa fundamental para o problema.

Depreende-se, portanto, a necessidade de intervenções para a luta contra o uso indiscriminado da tecnologia pelos jovens. Por isso, cabe ao Ministério da Tecnologia a criação de um projeto de nome "O aprendizado de hoje, abre portas para o futuro", que, através da contratação de profissionais em segurança digital, consiga auxiliar os pais a orientar seus filhos quanto ao acesso de conteúdos adequados a fim de disseminarem conhecimento acerca de boas práticas para com a sociedade e a sua formação individual. Somente assim, jovens como Mordecai e Rigby saberão como usar a tecnologia de modo a construir um mundo melhor e mais justo.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Por biam18
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#50852
Olá, tudo bem? Achei o seu texto muito bem estruturado e tbm trouxe umas dicas para deixá-lo melhor ainda:
10 linha: evitar uso de palavras de senso comum "percebe"
20 linha: substituir "em primeiro lugar" por outros conectivos e evitar o uso de outros, como "a priori", "a posteriore", "em primeira análise" etc
24 linha: seria interessante vc substituir o termo "francês" por "filósofo"
40 linha: não use palavras de senso comum, como "evidencia-se", "nota-se", "é notório/notável", "percebe-se" etc
0
Avatar do usuário
Por wagner123
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#50853
olá @biam18 , muito obrigado pelos apontamentos e correção além do tempo destinado a leitura do meu texto. Valeu :D
0
Por Ashiley
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#50861
@wagner123

A série americana "Apenas um Show", apresenta o cotidiano de dois jovens ingênuos , Mordecai e Rigby, os quais buscam através da tecnologia uma maneira de se divertirem. Porém, muitas vezes, os protagonistas tomados por essa intenção, agiam de maneira inadequada como fizeram no momento em que zombaram de autoridades policiais por meio de uma ligação. De maneira análoga, no Brasil, percebe percebe-se situação semelhante visto que o combate ao uso indiscriminado de tecnologias de informação por crianças ainda está distante da realidade. (Truncamento) Uma vez que, o não controle por parte dos pais aliada à ingenuidade e curiosidade infantil são as razões as quais favorecem à utilização excessiva e irresponsável pelos jovens em detrimento de uma menor atenção quanto a as práticas relacionadas com seu futuro e educação.
Boa introdução!

Em primeiro lugar, a não orientação por parte dos pais e responsáveis quanto ao uso de tecnologias é capaz de gerar atitudes ofensivas às leis éticas em seus filhos. Nesse sentido, o francês Michael Foucault, defende a existência de uma sociedade disciplinar a qual, apesar de restringir parte da liberdade individual, é responsável em educar os novos indivíduos para o progresso social. Contudo, o que acontece é o oposto da premissa de Foucault, isso porque, muitos pais concedem autonomia completa à seus filhos quanto a tecnologia em uma fase em que deveriam orientá-los a serem responsáveis quanto ao comportamento moral. Assim, consequentemente, essa negligência decisiva dos pais em relação à tecnologia cria a sensação de liberdade e superioridade nas crianças pois,, se nem ao menos as regras familiares são determinadas e respeitadas, certamente, as leis sociais não serão. Logo, evidencia-se uma um crucial motivo a ser revertido para o fim desse entrave.
Bom desenvolvimento, bem argumentativo e a meu ver tornou o repertório produtivo.

Ademais, o ímpeto de curiosidade infantil pode levar as crianças a acessarem conteúdos impróprios à sua faixa etária. Sob este viés, o filósofo inglês John Locke, defende a ideia a qual os jovens são como "tábulas rasas", isto é, sem conhecimento prévio e dispostos a conhecer o mundo em que vivem. Assim, é natural que a internet, por ser uma plataforma de conteúdos diversos, seja um grande atrativo a essa faixa etária, porém, é inevitável o acesso a outros tipos de materiais inadequados como sites adultos ou vídeos com a presença de palavras de baixo calão. Logo, estes são os grandes comprometedores do processo de conhecimento proposto por Locke, pois eles justamente desviam a atenção de jovens de atividades que deveriam ser o foco como, os estudos e o seu futuro. Por isso, essa é uma causa fundamental para o problema.
Ótimo, argumentação muito boa.

Depreende-se, portanto, a necessidade de intervenções para a luta contra o uso indiscriminado da tecnologia pelos jovens. Por isso, cabe ao Ministério da Tecnologia (agente) a criação de um projeto de nome "O aprendizado de hoje, abre portas para o futuro" (ação), que, através da contratação de profissionais em segurança digital, consiga auxiliar os pais a orientar seus filhos quanto ao acesso de conteúdos adequados (meio/modo) (vírgula) a fim de disseminarem conhecimento acerca de boas práticas para com a sociedade e a sua formação individual (efeito/finalidade). Somente assim, jovens como Mordecai e Rigby saberão como usar a tecnologia de modo a construir um mundo melhor e mais justo.
Não consegui perceber um detalhamento evidente na sua proposta. Dê maior atenção a isso...

Seu texto está muito bom, mas cuidado principalmente com a C1 devido desvios (erros de vírgulas e ponto) e falhas de estrutura sintática (truncamento, ou seja, ponto onde deveria haver vírgula). Bom Enem!
0
Avatar do usuário
Por wagner123
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#51030
@Alessandro2 , sim kkkk parece meio extensa na plataforma mas na folha deu exatamente 30. Mas valeu pelo apontamento rsrs
0
Avatar do usuário
Por wagner123
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#51033
hey @Ashiley ,
Sinceramente nem sei como te agradecer pelas redações minhas que você vem corrigindo desde o meu ingresso na plataforma. Com sua ajuda, sinto que minha escrita evoluiu muito mesmo apesar de estar longe da perfeição. É muito nobre da sua parte ajudar tantos estudantes como eu fui na tentativa de progredir frente a uma prova nada simples. Por isso, de verdade mesmo, agradeço por tudo que você tem feito por mim nessa plataforma incrível a qual todos deveriam conhecer.
Ahh e outra coisa, não menos importante, boa sorte no ENEM e que você seja recompensada pelos seus esforços durante o ano com a tão desejada vaga na universidade. E no próximo texto, provavelmente pós-ENEM, irei ver você feliz por conquistar o seu sonho.

É isso, muito obrigado ;) :mrgreen:
0
Por Ashiley
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#51082
wagner123 escreveu:hey @Ashiley ,
Sinceramente nem sei como te agradecer pelas redações minhas que você vem corrigindo desde o meu ingresso na plataforma. Com sua ajuda, sinto que minha escrita evoluiu muito mesmo apesar de estar longe da perfeição. É muito nobre da sua parte ajudar tantos estudantes como eu fui na tentativa de progredir frente a uma prova nada simples. Por isso, de verdade mesmo, agradeço por tudo que você tem feito por mim nessa plataforma incrível a qual todos deveriam conhecer.
Ahh e outra coisa, não menos importante, boa sorte no ENEM e que você seja recompensada pelos seus esforços durante o ano com a tão desejada vaga na universidade. E no próximo texto, provavelmente pós-ENEM, irei ver você feliz por conquistar o seu sonho.

É isso, muito obrigado ;) :mrgreen:
Que lindooo, obrigada tá? Bom, esse vai ser meu primeiro Enem e farei como treineira ainda. Porém, devido a umas complicações com meu documento, não sei se vou conseguir fazer a prova, infelizmente. Logo mando notícias... te desejo tudo de bom e continuarei aqui para o que precisarem, aprendendo com vocês e ajudando no que eu posso independente do resultado. Bom Enem, conquiste seus sonhos! ❤
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
455 Exibições
por nyribeiro
1 Respostas 
332 Exibições
por ruanfael
0 Respostas 
138 Exibições
por Juan22
0 Respostas 
204 Exibições
por carool17
1 Respostas 
1415 Exibições
por Castru
2 Respostas 
929 Exibições
por Theuzim99
0 Respostas 
148 Exibições
por Julia1964
0 Respostas 
126 Exibições
por lcbahia
0 Respostas 
542 Exibições
por Vendopalio
0 Respostas 
244 Exibições
por iirdatom

A célebre frase de Friedrich Nietzsche, &am[…]

Felipe082 studymalus Katsmoking isas522 […]

Os Bancos na Era Digital

O ideal da redação é ter 4 pa[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM