Primeiramente, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o aumento do índice de analfabetismo no Brasil. Em muitos lugares do Brasil, em municípios pequenos, não existem escolas, e por isso, muitos pais que não possuem condições de levar o filho para uma boa escola mais longe, acabam colocando o filho para trabalhar e ajudar na casa. Além disso, muitos não se sentem motivados para estudar, diante da falta de infraestrutura em algumas escolas, e a forma de ensino repetitiva, que não usa da criatividade para ensinar a matéria, só se preocupando em dar o conteúdo, e não mudando a didática para motivar o aluno a querer aprender.
Ademais, é fundamental apontar que, a falta de investimentos em setores públicos, como a escola, é como impulsionador do analfabetismo no Brasil, pois muitas escolas não possuem profissionais qualificados para ensinar uma criança que tenha algum transtorno mental, ou outro tipo de deficiência.
Diante disso, é evidente que o Governo juntamente ao Ministério da Educação, crie projetos que construam mais escolas, sendo zona rural ou urbana, tendo profissionais capacitados para qualquer tipo de aluno, seja deficiente ou não, e tendo uma didática mais criativa e motivadora para incentivar pessoas de qualquer idade a não desanimar dos estudos. Para que assim, todas as pessoas de todos os lugares tenham acesso a boas escolas e estudem em ambientes adequados e de qualidade para todos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada