proporcionado pela nicotina, em razão, da banalização dos prejuízos causados à saúde. Nessa perspectiva, convém analisar o processo influenciador dos círculos sociais, bem como, as contribuições da insuficiência legislativa para a persistência do problema.
A princípio,vale citar o poder de influência exercido pela comunidade. Sob essa ótica, o conceito de " fato social ", elaborado por Émile Durkheim, sociólogo francês, estabelece que a sociedade molda o comportamento do indivíduo. Nota-se, portanto, que muitos fumantes têm sua primeira experiência com a nicotina em grupos de conhecidos, motivados por frustrações, busca por aceitação ou mesmo à procura pelo prazer imediato. Nesse viés, a OMS considera o tabagismo uma doença pediátrica, dado que, 90% dos fumantes tornam-se dependentes até os dezenove anos de idade.
Em segundo plano, é fundamental ressaltar as lacunas que impedem o pleno cumprimento legislativo. Com efeito, a lei antifumo de número 12.546, sancionada em 2011, com intuito de inibir o tabagismo, revela- se pouco eficaz quando se tem acesso aos dados acerca de doenças e taxas de morte causadas pelo vício. Segundo o INCA(Instituto Nacional do Câncer) , o tabagismo é responsável pelo câncer de pulmão, tumor que mais mata no Brasil. Além disso, de acordo com a OMS(Organização Mundial de Saúde) o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano. Sob tal aspecto, vale uma significativa comparação, na Austrália um maço de cigarros custa o equivalente de 100 reais, afim de dificultar o acesso da população, enquanto no Brasil, o preço razoável facilita a propagação do fumo.
Diante do exposto, torna-se necessário a criação de ações para minimizar tal impasse. Tendo em vista, que o tabagismo é um problema de saúde pública e a constituição de 1988 garante o acesso à saúde de qualidade, compete ao Ministério da Saúde, criar um sistema dentro do SUS voltado ao combate do tabagismo. A intervenção deve se dá através de cadastro em centros de saúde, e entrega da " carteirinhas" de identificação aos fumantes. Tal sistema deve oferecer atividades que substituam o prazer causado pelo cigarro e rodas de conversa entre família e comunidade.Cabe ainda, ao poder legislativo reformular a lei antifumo, mediante a criação de um artigo voltado ao aumento considerável do preço do maço de cigarro. Somente assim, os indivíduos alcançarão o bem estar que procuram de forma saudável e consciente.
@Anna1 ,@Michele10 , @marliac oi gente, poderiam corrigir, por favor
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.