Por RoseanexX
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#50673
Na obra "Utopia" de Thomas More, retrata-se uma sociedade perfeita - na ausência de conflitos e desavenças -. Entretanto, isso não condiz com a realidade, uma vez que a falta de educação qualifi-cada e o prejulgamento locacional, corroboram para que a questão do analfabetismo funcional no Brasil seja uma problemática a ser combatida. Assim, é vital compreender as causas e consequên-cias do problema.

A priori, vale ressaltar que a discrepância educacio-nal é causadora desse impasse. Nesse sentido, Kant afirmava: "O homem é tudo aquilo que a educação faz dele". Sob essa ótica, constata-se que o ensino disciplinar, na qual as pessoas aprendem a ler, escrever e calcular, não está sendo exercido com qualidade, pelo fato de não obterem escolas e cursos (de maneira virtual ou presencial) com pro-fissionais qualificados a fim de alfabetizar a socie-dade. Desse modo, com a concepção instituída, a população não absorve as informações necessárias e, contudo, faz com que o analfabetismo esteja ainda mais presente no país.

Por conseguinte, esse fenômeno provoca uma rea -lidade opressiva na vida dos cidadãos: o preconcei-to regional. De acordo com o IBGE (Instituto Brasi-leiro de Geografia e Estatística), dois sextos das pessoas analfabetas encontram-se na região nor-deste. Nesse aspecto, os indivíduos e o local são vistos com inferioridade e, com isso, na maior par -te das vezes, ocorre a priorização dos melhores meios de educação nos polos mais desenvolvidos do Brasil, como nas capitais do sudeste, por exem-plo. Com efeito, essa situação desigualitária contri-bui para a discriminação contra os indivíduos não funcionalmente alfabetizados.

Portanto, para alterar tal conjuntura, cabe ao Ministério da Educação, por meio de parcerias com os meios midiáticos, disponibilizar aulas, anúncios e palestras onlines - nos televisores, computadores e celulares -, com o fito de conscientizar a popu -lação da importância da leitura, escrita e matemá -tica no cotidiano, e de ensinar de forma gratuita para as pessoas necessitadas. Esses eventos tam -bém deverão atingir as escolas do ensino funda -mental e médio e mobilizar toda a comunidade. Somente assim, pode-se alcançar a sociedade idealizada por More.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
2 Respostas 
162 Exibições
por rmariadej4
0 Respostas 
219 Exibições
por Alxnx
0 Respostas 
79 Exibições
por Juliaaag
6 Respostas 
357 Exibições
por deboraaa
2 Respostas 
195 Exibições
por deboraaa
0 Respostas 
160 Exibições
por amandamariax
0 Respostas 
129 Exibições
por Liz167
0 Respostas 
89 Exibições
por Estercostah
O analfabetismo funcional no Brasil
por gabriela1289    - In: Outros temas
0 Respostas 
54 Exibições
por gabriela1289
Analfabetismo funcional
por Noelly    - In: Outros temas
0 Respostas 
45 Exibições
por Noelly

lais458 Felpz DaviHudson claraa1234 Henry[…]

PROPOSTA:

Uso excessivo de celulares pelos adolescentes &eac[…]

No contexto atual em que se encontra a economia de[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM