A priori, vale ressaltar que a discrepância educacio-nal é causadora desse impasse. Nesse sentido, Kant afirmava: "O homem é tudo aquilo que a educação faz dele". Sob essa ótica, constata-se que o ensino disciplinar, na qual as pessoas aprendem a ler, escrever e calcular, não está sendo exercido com qualidade, pelo fato de não obterem escolas e cursos (de maneira virtual ou presencial) com pro-fissionais qualificados a fim de alfabetizar a socie-dade. Desse modo, com a concepção instituída, a população não absorve as informações necessárias e, contudo, faz com que o analfabetismo esteja ainda mais presente no país.
Por conseguinte, esse fenômeno provoca uma rea -lidade opressiva na vida dos cidadãos: o preconcei-to regional. De acordo com o IBGE (Instituto Brasi-leiro de Geografia e Estatística), dois sextos das pessoas analfabetas encontram-se na região nor-deste. Nesse aspecto, os indivíduos e o local são vistos com inferioridade e, com isso, na maior par -te das vezes, ocorre a priorização dos melhores meios de educação nos polos mais desenvolvidos do Brasil, como nas capitais do sudeste, por exem-plo. Com efeito, essa situação desigualitária contri-bui para a discriminação contra os indivíduos não funcionalmente alfabetizados.
Portanto, para alterar tal conjuntura, cabe ao Ministério da Educação, por meio de parcerias com os meios midiáticos, disponibilizar aulas, anúncios e palestras onlines - nos televisores, computadores e celulares -, com o fito de conscientizar a popu -lação da importância da leitura, escrita e matemá -tica no cotidiano, e de ensinar de forma gratuita para as pessoas necessitadas. Esses eventos tam -bém deverão atingir as escolas do ensino funda -mental e médio e mobilizar toda a comunidade. Somente assim, pode-se alcançar a sociedade idealizada por More.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada