Sob esse viés, é preciso atentar para a questão do silenciamento presente na questão. Nessa perspectiva, o filósofo Focault defende que na sociedade pós-moderna alguns assuntos eram silenciados para que as estruturas de poder sejam mantidas. Assim, percebe-se uma lacuna no que se refere à questão da alfabetização na infância, que está sendo silenciada. Desse modo, sem diálogo sério e massivo sobre esse problema, sua resolução é impedida.
Outro fator relevante, nessa temática, é a falta de infraestrutura. Nesse contexto, a filósofa Hanna Arendt defende que o espaço público deve ser preservado para que assegurem a prática da liberdade e manutenção da cidadania. Ou seja, sem uma infraestrutura pública, o cidadão é prejudicado. Esse aspecto está presente de maneira decisiva na questão da alfabetização na infância, uma vez que há falta de investimento governamental na sua infraestrutura, o que acaba por dificultar a sua resolução.
É evidente, portanto, que tais entraves devem ser solucionados. Como solução, é preciso que a escola, em parceria com a prefeitura, promovam um espaço para rodas de conversa e debates sobre a alfabetização na infância no ambiente escolar. Tais eventos podem ocorrer no período extraclasse, contando com professores e especialistas no assunto. Além disso, esses eventos devem ser abertos à comunidade, a fim de que mais pessoas compreendam a questão da alfabetização e se tornem mais atuantes na busca de resoluções.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada