A princípio, é importante ressaltar que o ensino falho é representado pelos impactos da inconsciência ambiental. No filme ‘’O menino que descobriu o vento’’, o protagonista William Kamkwamba mostra a importância da educação ao mudar a dura realidade de seu povoado movido pelo estímulo do conhecimento científico e o seu poder de transformação pessoal do homem perante o espaço onde vive, o planeta terra. Nesse sentido, a distribuição igualitária do conhecimento é a chave para o bem estar ambiental do mundo, do contrário, a porta para a degradação do mesmo. Nesse contexto, enquanto parte da população do país for privilegiada pela educação, não haverá boas relações entre o homem e a natureza.
Outrossim, é necessário debater sobre empresas que não adotam uma politica de ecoeficiência, visando apenas o ganho de capital. Em uma matéria publicada pela Agência EFE de um estudo da iniciativa "Break Free from Plastic" indicou que Coca-Cola, Pepsi e Nestlé são as empresas que mais favorecem a poluição dos oceanos com plásticos descartáveis, tais multinacionais do setor alimentício são exemplos claros de organizações que escolhem participar do problema e não da solução. Por tanto, é inadmissível que haja tal conduta em empresas transnacionais como essas.
Em síntese, compreende-se a importância da consciência ambiental aos cidadãos. Ademais, cabe às prefeituras municipais ampliar os serviços de coleta de lixo por meio do aumento do número de coletas, com enfoque em áreas mais afetadas. Também, fica a cargo da Escola e o Ministério da Educação o investimento em cursos de forma presencial e online e palestras pedagógicas que visem propagar o conhecimento necessário para um bom relacionamento com o meio ambiente. Dessa forma, a personalidade inspiradora de William se propagará.
Tema: A falta de consciência ambiental em questão no Brasil
Autor: Vitor Aparecido de Araújo Ferreira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada