Em primeiro lugar, vale mencionar a desigualdade em todo o país. De acordo com dados do IBGE, tem mais de 13 milhões de pessoas na extrema pobreza, principalmente na região do nordeste. Dessa forma, observa-se o principal motivo para as crianças se dedicarem ao trabalho tão cedo, já que a maioria vem de família pobre ou até são órfãos, e não possuem recursos para ter uma vida digna. Por isso, a Organização Internacional do Trabalho visa erradicar essa prática, mas com a omissão estatal, esse problema está longe de ser resolvido.
Além disso, é importante destacar que a evasão escolar ocorre por conta do trabalho infantil. Sob esse ponto de vista, a música “Sementes” do cantor Emicida, traz em sua letra o combate a essa prática e retrata a realidade das crianças que querem estudar, mas não podem, porque são obrigadas a trabalhar. De fato, percebe-se a ligação dos problemas e como um gera o outro, o trabalho infantil reflete na frequência da criança na escola, na vida social, na felicidade e na dignidade humana. Logo, é fundamental a atuação governamental para a garantia dos fundamentos e objetivos constitucionais, bem como o respeito aos direitos humanos.
Portanto, urge que medidas sejam realizadas para solucionar esse problema. Assim, cabe ao Estado, responsável por erradicar a pobreza e reduzir as desigualdades, combater o trabalho infantil e conscientizar a população, por meio de políticas públicas que visem diminuir a miséria no país e da criação de plataformas digitais para a denunciação dos casos em tema, a fim de cessar essa exploração infantil e garantir um futuro melhor às crianças.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.