Nesse contexto, é indubitável a mudança ocorrida no cotidiano das pessoas após os avanços alcançados na área da informática. Todavia, esse novo estilo de vida, envolto de tecnologia, ao mesmo tempo em que facilitou e acelerou muitos processos, principalmente na comunicação, gerou problemas sérios como crimes virtuais de ódio e cyberbullying ( bullying na internet), não tendo dúvidas que o uso excessivo é um desafio no Brasil. Ou seja, a internet vem sendo usada, por muitas pessoas, para propagar ofensas, calúnias e materiais confidenciais alheios, levando pessoas a entrarem em depressão, terem fobia social e até cometerem suicídio. O que configura o conceito base de modernidade líquida descrita pelo sociólogo Zygmunt Bauman. Este cenário demonstra o caos gerado pela falta de conscientização sobre o uso de redes sociais.
Segundo o filósofo Immanuel Kant, a educação ofertada dentro de uma sociedade interfere diretamente na formação dos indivíduos. Nesse sentido, observa-se que o bullying praticado no meio virtual é um reflexo do ensino brasileiro, da cultura excludente e do contexto social vivenciado, no qual os indivíduos enxergam-se no direito de menosprezar e diminuir o outro, acreditando, que atrás de uma tela de computador ou celular tudo é permitido. De acordo com o Código Penal Brasileiro, as calúnias, os insultos, a discriminação e o preconceito por intermédio dos meios digitais são considerados crimes. Porém, a maioria desses atos ilegais não chegam a ser denunciados, não somente pela falta de conhecimento do que é considerado crime virtual e quais os direitos da vítima perante o ocorrido, como também, pela falta de instrução de onde e como efetuar a denúncia.
Logo, medidas são necessárias para alterar esse cenário desafiador. Portanto, cabe ao Governo, em específico o Poder Executivo em parceria com o Ministério da Educação, realizar ações educativas que difundam uma cultura de criticidade e sede de conhecimento com a criação de aulas e projetos que tenham o desenvolvimento educacional e pessoal como assunto principal nas escolas e universidades. Assim investindo em um ensino mais igualitário, para mostrar a importância de respeitar as diferenças entre os indivíduos e buscar mudar o seu comportamento diante desse revés, fazendo uma autoavaliação de seus valores e deveres como cidadão e como pessoa para, assim, construir degraus que levam o Brasil a uma sociedade solidificada no saber e pela tolerância no mundo virtual brasileiro.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.