Por Sabrini
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No contexto atual no que se entende por educação, a maneira como a mesma é dirigida no Brasil, ausente de qualidade e investimento, reforça a problemática que se percebe diante dessa circunstância. Sem o incentivo necessário do estado como setor primário para investir, dificulta ainda mais ver os resultados esperados nessa esfera. Portanto, é de extrema importância a participação ativa da sociedade na busca pelos seus direitos, onde é dever do estado garantir o acesso e qualidade na educação.
Além disso, nota-se que quando não se tem a ajuda necessária do estado para promover e desenvolver estratégias que coloca a educação como prioridade, reflete também na economia do país. Isso ocorre porque, na falta de uma economia altamente eficaz e estável, não há como fazer com que seja possível ter todo o investimento para melhorar a estrutura no setor educacional. O que vem apresentar como ponto negativo o baixo desempenho na aprendizagem por parte dos estudantes fazendo com que se desvinculem das escolas por não se sentirem motivados o suficiente, diminuindo, assim o acesso dos mesmos em universidades, por exemplo.
Convém lembrar que, o papel que a sociedade tem de cobrar qualidade e acessibilidade do estado para o desenvolvimento positivo da educação, ajudaria de modo significativo. Visto que diminuiria o crescimento da marginalização nas comunidades, geraria mais empregos, mudaria de maneira notória o cenário econômico do país e assim elevaria o IDH. Lugares onde essa pratica já se faz presente reforça a ideia de que o sucesso de uma sociedade depende do incentivo do estado em garantir uma boa educação. Logo, percebe-se o quão importante é a participação por parte da sociedade na luta por uma educação qualificada e acessível para todos.
Em virtude dos fatos, é preciso ter o conhecimento que a falta de qualidade na educação se dá pelo descaso do estado em não investir o que é necessário para se ter resultados satisfatórios. Portanto, para solucionar tal problema, é preciso que o estado crie e apresente um Projeto Nacional de Desenvolvimento na Educação com o objetivo de garantir o acesso e qualificação necessários. Tendo em vista de que esse projeto será votado no Congresso para que se possa colocá-lo em ação.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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