Sob essa perspectiva, convém enfatizar a falta de acesso à tecnologia de parte significativa do povo brasileiro, de baixa renda. Em virtude do grande montante de impostos em aparelhos como celulares, televisões e computadores, presentes diariamente na vida de - nessa questão - privilegiados economicamente. Por conseguinte, essa parcela da população se torna analfabeta digital, os privando de informação, lazer e educação, como também provando a negligência do Estado ao descumprir o que é dito no artigo 5 da constituição de 1888, o acesso à informação é inerente a todo cidadão do Brasil.
Além disso, é imperativo destacar a lacuna na base educacional referente à tecnologia. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) quase 24 milhões de pessoas não usam a internet por falta de conhecimento. Isso se deve à carência no ensino em que, por refletir a atualidade de um mundo onde a tecnologia se faz tão presente e importante, a educação básica sobre o funcionamento do meio digital é necessário a todos. Caso contrário, há grande limitação de porções da sociedade que, mesmo tendo acesso aos aparelhos, não tem ciência de como operar a ferramenta, retardando a resolução do empecilho que é o analfabetismo digital.
Evidencia-se, portanto, a necessidade de ações interventivas para minimizar o analfabetismo digital no Brasil. Para tanto, compete ao Ministério da Educação investir cada vez mais e trazer a educação digital para projetos como Mova Digital e o EJA, educação para jovens e adultos, por meio de aulas instruindo o funcionamento de celulares e computados, com o fito de formar e incluir pessoas a sociedade atual através da educação, provando o que foi dito por Emmanuel Kant.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada