Por Tamara2002
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#50481
O desequilíbrio da política

Segundo o Filósofo grego Aristóteles "a política deve ser articulada pelos homens a fim de alcançar o equilíbrio social". Toda via isso não acontece corretamente quando se observa a corrupção no Brasil, que tem impossibilitado a evolução e igualdade no país. Diante disso, faz-se imperiosa a análise dos fatos que favorecem esse quadro.

Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a corrupção, que vem permeando na política do país, afetando diretamente o bem-estar dos cidadãos ao diminuir os investimentos publicos na saúde, educação, segurança e entre outros direitos essenciais a vida.

A demais, é também importante resaltar a falta de indignação da população brasileira com o cenário da corrupção, com os indivíduos não acreditando que a situação pode mudar, fica mais fácil a propagação da corrupção no pais. "O mais escândaloso dos escandalos é nos habtuarmos a eles" a afirmação da filósofa Simone Beauvoir, pode ser aplicada ao cenário, já que mais escândaloso que a ocorrência dessa problemática é o fato da população se habirtuar a essa realidade.

Deprende-se, portanto, a necessidade de combater esses obstáculos.
Para isso é imprescindível que o tribunal de contas da união (TCU), reforcem a fiscalização de maneira transparente, colocando a população a par de tudo, a fim de gerar mais indignação, e consequentemente manifestações em pró de uma política limpa. Os cidadãos devem exigir punições mais severas para os corruptos, uma vez que o grau de punição é muito alto, resultaria em uma tomada de decisões mais onestas e bem pensadas. Desse modo, se consolidaria uma sociedade mais igualitária, onde a política é articulada de forma justa e equilibrada, tal como pensava Aristóteles.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 107

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 153

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 107

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 133

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por Yasya
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#50491
Algumas pontuações foram esquecidas, mas adorei o modo que relacionou uma frase dita pelo filósofo Aristóteles com sua redação. Por isso, venho parabenizar o seu desempenho.

Indico que melhore a gramática, pois muitas palavras foram escritas de forma incorreta. Uma boa escrita vale tanto quanto a utilização de termos "difíceis".

Erros encontrados nas seguintes palavras:
-todavia, ressaltar, habituar, honestas...

Bjs, e uma boa prova para você (caso preste o ENEM ou a Fuvest). <3
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Por rayjoong
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#50510
Acredito que os usuários tenham até sido meio brandos, pois sua média está 730, haha (eu daria menos). No mais, a forma como você soube interpretar o tema e articulou com alguns repertórios socioculturais , conectivos, etc. Está muito bom, creio que se você praticar mais, poderá se sair ainda melhor. Por fim, acredito também que o maior problema tenha sido na parte da gramática, as novas políticas de correção do enem no que tange à primeira competência estão ficando cada vez mais rígidas, e como você deve saber, ao ir mal na 1ª competência, é bem provável que vá mal na 3ª também, e assim por diante... :cry:

Continua praticando que você vai longe, concordo parcialmente com o seu ponto de vista acerca desse impasse, abraço e fique em casa!
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