Por D3bora18
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Atualmente o Brasil apresenta uma vasta quantia de escolas públicas e particulares, mas a falta de apoio socioeconômico do governo faz com que a qualidade de ensino não atenda às necessidades da população. De acordo com o site Época, as regiões mais precárias como Nordeste e Norte apresentam um alto índice de criminalidade cometidos por crianças e jovens nos últimos anos, que ao invés de estarem se dedicando aos estudos, estão assaltando, matando e usando drogas.
Contudo, a criação do projeto EJA (Educação para Jovens e Adultos) abriu portas para os adolescentes acima de 15 anos, adultos e até idosos. Seu objetivo é ajudar aqueles que não tiveram o direito de estudar na infância ou que simplesmente abandonaram a escola. Logo após o término dos estudos, cada indivíduo terá mais chance aprimorar seu futuro, seja procurando um emprego ou no desenvolvimento social.
Portanto, cabe ao Ministério da Educação investir mais no sistema educacional, sendo assim possível uma reforma estrutural no âmbito escolar e no aperfeiçoamento de materiais didáticos. Ademais, é fundamental que as escolas realizem palestras motivacionais destinadas aos pais e alunos, visando sensibilizar a importância da dedicação e participação dos alunos nos eventos escolares, possibilitando uma melhor base educacional.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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