Em primeira análise, vale destacar que segundo uma pesquisa do IBGE realizada em 2018 apenas 9,8% dos voluntariados realizam o trabalho de forma isolada, o baixo índice deve-se a ausência de informações, visto que normalmente os dados das entidades estão desatualizados ou as redes sociais não são checadas frequentemente. Dessa forma, infelizmente dificultando que os interessados obtenham informações sobre a prática e a entidade escolhida.
Outrossim, segundo o filósofo John Locke, a mente humana é semelhante a uma folha em branco que somente é preenchida por meio da experiência. Nesse contexto, é importante que a sociedade tupiniquim seja incentivada a prestar serviço voluntário desde a infância para adquirir conhecimento e expandir a sua visão de mundo enquanto ajuda a parcela mais vulnerável da sociedade a desenvolver-se.
Portanto, considerando os problemas que o Brasil enfrenta em relação a questão do trabalho voluntário como a falta de informação e ausência de incentivo, medidas são necessárias. Assim, cabe ao Ministério da Educação em associação com a escolas incentivar o voluntariado por meio de um programa que permita os estudantes a prestarem serviços voluntários na própria escola ou em entidades locais próximas com o intuito de amenizar os problemas sociais e formar cidadãos mais consciêntes.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.