Ser diariamente bombardeado com sucessos de outras pessoas em todas as áreas da vida, levam o consumidor dessas informações a se sentir na obrigação de ser bem-sucedido em tudo também, porém isso não é fácil e muitas vezes trará apenas sentimentos de frustação por não estar conseguindo os resultados que deseja, o que leva a um complexo de inferioridade e exclusão social. Esses sentimentos, quando extremos na vida de alguém, são capazes de levar a tendências suicidas, como é o caso do personagem Onodera Punpun, o mangá Oyasumi Punpun, que sentia sua vida estagnada e certo dia, prometeu a si mesmo que se nada mudasse dentro de um ano, cometeria suicídio.
Assim como o personagem Hikigaya Hachiman do anime Yahari Ore No Seishun Love Comedy Wa Macchigateiru, o qual, pela exclusão que sofreu ao longo da sua infância, acaba se sentindo inferior aos outros e adota uma postura autodestrutiva, colocando a felicidade dos outros acima da sua e se sacrificando para ajudar os outros, por acreditar que não merece ser feliz como o resto, o cidadão de hoje tende a se curvar àqueles com grandes conquistas e status sociais, como se fossem um ser superior a eles. Esse sentimento apenas gera um efeito de bola de neve, pois quanto maior a comparação do seu sucesso com o sucesso alheio, maior é a tendência a depressão e menor é o foco no aperfeiçoamento pessoal.
Assim, com o objetivo de mitigar o problema, cabe ao Ministério da Saúde, juntamente com a mídia, criar campanhas publicitarias a fim de incentivar as pessoas a focar no seu desenvolvimento pessoal, por meio da leitura de livros de autoajuda e da busca por profissionais capacitados a ajudar nesta jornada que é a luta contra os problemas psicológicos gerados pela influência da sociedade. Vale lembrar que a única pessoa que precisa se sentir satisfeita com você, é você mesmo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.