A princípio, o lixo permanece sendo fonte de preocupações no Brasil devido a maneira displicente e condescendente com que o governo lida com a temática. A exemplo disso está a extinção dos lixões a céu aberto que recebeu um prazo de 4 anos para ser concluída, porém, segundo a Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), mesmo após 6 anos do fim do prazo estabelecido, ao menos 3.000 dos 5.570 municípios do país mantêm lixões a céu aberto, e quase metade deles ainda utiliza os locais para depositar resíduos sólidos. O motivo dessa demora para a conclusão da meta pode ser evidenciada na prorrogação do prazo concedida às cidades pelo Senado, de forma que os municípios continuam a procrastinar a regulamentação e a não dar a devida atenção e urgência ao problema.
Em consequência da condescendência e falta de interesse do Estado em relação à questão do lixo, está o aumento dos problemas e da dificuldade em lidar com o lixo posteriormente. Afinal, o lixo continua se acumulando e sendo descartado de maneira incorreta, causando poluição do solo, rios e mares, bem como alagamentos, proliferação de doenças, morte da fauna e flora, uso descomedido dos recursos naturais e colapso dos aterros sanitários.
Portanto, cabe ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), por meio de penalidades mais severas e fiscalização mais rígida, garantir que as metas e diretrizes da PNRS sejam cumpridas em todos os municípios para que assim o dilema do lixo não possa ser desprezado ou postergado pelos governantes. Ainda visando o mesmo objetivo, cabe ao MMA ceder verbas às cidades para projetos específicos como, por exemplo, programas de coleta seletiva e reciclagem. Dessa forma, a sociedade brasileira finalmente poderá lidar com o lixo da maneira correta.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada