Apenas em 2020, quatro projetos de leis relacionados à inclusão digital foram incrementados, entre eles, o acesso à internet entre os direitos fundamentais. Em uma sociedade conectada a possibilidade desse acesso a todos é um passo importante, mas que leva a uma nova reflexão que beira a ironia: seriam excluídos os que, por falta de acesso à educação, não podem ler ou escrever. A falta de conhecimento relacionado à leitura não afeta apenas essa parte da população e sim toda a sociedade, visto que, essas mesmas pessoas estão impossibilitadas de usarem sua capacidade crítica para discernir, por exemplo, notícias de “fake news”.
Apesar dos diversos planos e projetos governamentais - como o Plano Nacional de Educação – a diminuição da taxa de analfabetos diminui lentamente. Podemos relacionar essa taxa a quantidade de idosos e adultos que não completaram a educação básica ou ao menos tiveram acesso a ela devido a evasão escolar, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística 51,2% das pessoas com 25 anos ou mais não completaram o ensino básico. A sociedade tem o pensamento diariamente alimentado que só é viável estudar até determinada idade, um pensamento cruel que impede muitas pessoas de realizarem sonhos, sempre é tempo de aprender.
Depreende-se, dessa forma, que as informações são passadas de forma ineficiente para essas pessoas e que os projetos citados lentamente surtem efeito. Para a ascensão da educação, o governo deve manter a estabilidade em áreas como o Ministério da Educação, visando objetivos em comum como a oferta de programas de escolarização para os que não tiveram oportunidade. Nesse sentido, todos poderiam usufruir da educação e de seus enriquecimentos posteriores que é o meio digital. “É no problema da educação que se assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade” Immanuel Kant.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada