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Por juliananjos
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#50094
Na música "Pretty Hurts" de Beyoncé, a cantora faz uma crítica aos padrões de beleza impostos na sociedade e os riscos atribuídos na busca dessa estética idealizada. No entanto, a obsessão pelo corpo "perfeito" está relacionado à procura de aceitação social e melhora da autoestima, na qual a sociedade e da mídia impõem um padrão estético considerado ideal. Além disso, condições biológicas e psicológicas fazem parte dos fatores que corroboram para o agravamento desses casos.

Em primeira análise, os distúrbios alimentares como a anorexia e a bulimia, acometem principalmente os jovens. De acordo com a OMS, no Brasil, 4,7% da população possui algum transtorno alimentar, sendo mais comum em jovens entre 14 e 18 anos. Assim, na fase da adolescência se manifestam a pressão social e influência da mídia aos jovens, que almejam uma autoaceitação e acreditam que devam se encaixar em um padrão estético. Porém, na realidade se vêem "presos" em uma busca inatingível e prejudicial.

Entretanto, a condição biológica interfere no comportamento e desequilíbrio alimentar. Conforme a psicóloga, Maria Alice, alterações nos níveis de serotonina no cérebro, podem afetar o apetite e o humor, desencadeando, nesses indivíduos, a redução alimentar como forma de melhorar o bem estar. Portanto, implicam ações extremas que podem levar à consequências graves à saúde, objetivando uma forma corporal idealizada, se distoando da realidade formada por diversos corpos com suas particularidades e belezas.

Dessa forma, é imprescindível medidas que visam o apoio psicológico e alimentar, evitando a ocorrência de transtornos. Assim, o Ministério da Saúde deve investir em consultas psicológicas à jovens e adolescentes nas escolas e bairros, na qual avalie tendências à desenvolver esses distúrbios e oriente sobre seus riscos. Ainda, a mídia, como grande influente, deve trazer campanhas para discutir e alertar o público jovem. Logo, espera-se haver um amparo à população na busca pela aceitação do próprio corpo, contrariando a busca pelos padrãos de beleza idealizados, criticados por Beyoncé em sua música.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por JamesJames
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#50299
@julianaanjos Olá!! Tinha me esquecido de detalhar essa correção, perdão pela gafe :? :D
Mas visto que são poucos erros, vou apenas comentar algumas coisas bem rápido.
- Lembre-se de marcar bem a tese no primeiro parágrafo, essa ficou um pouco vaga.
- Cuidado com o significado dos conectores/conjunções. Aquele "entretanto" do 3° Parágrafo seria melhor substituído por uma conjunção de adição, pois ele não exatamente contradiz o que foi dito antes
- Vi que você citou uma psicóloga. Para evitar corretores mais "chatos" sobre a procedência da informação, basta apenas dizer "com base em recentes pesquisas", ou "É de conhecimdnto aceito pela ciência" quando você não lembra o nome da pessoa.


É isso, espero ter ajudado!!

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Por Mendx
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#50422
@juliananjos, oi, claro! Desculpe a demora, estou estudando muito esses dias.
Em relação à sua introdução, não tenho nada a apontar. Você apresentou contextualização, tema e tese muito bem, a meu ver, sua opinião não ficou vaga, foi simples e direta.

Seu D1 também está muito bom, mas acredito que você tenha se equivocado um pouco no uso do conectivo "porém" no final do desenvolvimento. Veja: [os jovens] almejam uma autoaceitação e acreditam que devam se encaixar em um padrão estético. Porém, na realidade se vêem (veem) "presos" em uma busca inatingível e prejudicial. Você percebe que usou um termo de contrariedade, mas não há contrariedade aí, primeiro você disse que os jovens acreditam que devem estar de acordo com o padrão estético da sociedade, depois você disse que na realidade eles se veem presos nesta busca. Entende que é a mesma coisa? O porém não cabe nesse sentido. Você poderia usar o "dessa forma", "assim sendo", conectivos nesse sentido, porque você estava concluindo seu argumento e não apresentando algo novo. De resto, bom desenvolvimento!

Seu segundo desenvolvimento começou com uma contradição "Entretanto, a condição biológica interfere no comportamento e desequilíbrio alimentar". Mas, como já foi dito a cima, ele não está contradizendo seu argumento anterior. Em relação à sua argumentação, achei ela um tanto misturada com o repertório, ficou difícil pra eu saber o que era sua fala e o que era da psicóloga, então coisas desse tipo vai depender muito da subjetividade de cada corretor, do quão exigente ele é ou não. Por último, notei que nesse D2 você não arrematou, tudo bem, não é obrigatório, mas como você arrematou o primeiro, acho que seria interessante seguir o padrão.


Dessa forma, é imprescindível medidas que visam o apoio psicológico e alimentar, evitando a ocorrência de transtornos. (Arrematação da tese) Assim, o Ministério da Saúde (agente) deve investir em consultas psicológicas à jovens e adolescentes nas escolas e bairros (ação + detalhamento), na qual avalie tendências (à) a desenvolver esses distúrbios e oriente sobre seus riscos.(finalidade) Ainda, a mídia, como grande influente,(agente+detalhamento) deve trazer campanhas para discutir e alertar o público jovem (ação). Logo, espera-se haver um amparo à população na busca pela aceitação do próprio corpo, contrariando a busca pelos (padrãos) padrões de beleza idealizados, criticados por Beyoncé em sua música. (Essa retomada é muito interessante)

Bom, você usou duas intervenções, mas, ambas estão incompletas. A primeira, faltou apenas o meio pelo qual o ministério da saúde deve usar as consultas psicológicas para solucionar esta problemática. De resto, está tudo bem organizado, você desenvolveu sua tese, argumentou, trouxe repertório, abriu e fechou a redação corretamente. Parabéns! Atente-se apenas para o uso dos recursos coesivos e para os 5 elementos da intervenção.

Sua escrita é muito boa, mas vou descontar pontos na C1 por alguns "erros" como, por exemplo: "a redução alimentar como forma de melhorar o bem estar bem-estar. Portanto, implicam ações extremas que podem levar à consequências (erro de concordância ou pode ter sido o teclad) graves à saúde, objetivando uma forma corporal idealizada, se distoando destoando da realidade formada".
Espero ter ajudado! Foram poucas as observações, pois sua redação está muito boa! Parabéns mais uma vez!
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Por juliananjos
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#50514
@JamesJames JamesJe @Mendx muito obrigada pela correção e tempo dedicado. Ficarei atenta a estes erros e fico grata à todas as suas correções que me ajudam muito :)
Boa sorte pra vcs nas provas e redações dos vestibulares!!
Se precisarem de ajuda podem me marcar ;)
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Por Mendx
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#50515
juliananjos escreveu:@JamesJames JamesJe @Mendx muito obrigada pela correção e tempo dedicado. Ficarei atenta a estes erros e fico grata à todas as suas correções que me ajudam muito :)
Boa sorte pra vcs nas provas e redações dos vestibulares!!
Se precisarem de ajuda podem me marcar ;)
por nada! ;)
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