Assim como, jovens e crianças são obrigados a deixar a escola tendo assim os seus direitos roubados. Na canção "Sementes" , do cantor Emicida, retrata essa situação, "repitiu na escola por falta, ele quer ir mas pode desigualdade é presente e tira os direitos sem escolha". Bem como muitos sentem o desejo de ir e aprender, mais acabam tendo que descartar essa opção.
Por outro lado, as escolas também não conseguem acolher e acompanhar a esses grupos. Percebe-se que muitas não tem recursos suficientes para agregar essas pessoas. Em regiões mais pobres como no interior do Nordeste cerca de 79 mil crianças e adolescentes de entre 4 a 15 anos não tem acesso a escola, por conta de seus trabalhos.
Portanto medidas são necessárias para mitigar esse problema, então é considerável ressaltar, que o governo poderá tomar medidas cabíveis para tentar estabilizar, com campanhas sociais, que incluam essas pessoas, tal como, tendo o auxílio de especialistas nessa área, além de reforços nas escolas, para que melhore ou ao menos conscientize os diretos e deveres dos cidadãos, por meio da tal, assim tendo também fazendo a justiça com os responsáveis, pois assim como cita o filósofo Pitágoras " Educai as crianças e não será necessário castigar os homens".
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.