Primeiramente, vale acentuar que uma das causas latentes para configuração de tal problema é a falta de debate midiático. Segundo o filósofo Foucault, na sociedade pós-moderna, muitos temas são silenciados para que estruturas de poder sejam mantidas. À luz dessa perspectiva, entende-se que o silenciamento da mídia sobre o analfabetismo funcional -como a falta de debate sobre o assunto em programas de televisão aberta, por exemplo- pode não só causar uma visão limitada na sociedade sobre a questão presente no Brasil, como também ,pode causar uma visão errônea sobre o panorama ,haja vista que a partir do momento em que o indivíduo não possui determinado embasamento ou conhecimento sobre tal situação, dificilmente ele poderá argumentar e colaborar para uma resolução. Logo ,percebe-se que a falta de informações midiáticas corrobora para que o problema prevaleça.
Ademais ,outra razão para ocorrência destas contrariedades é a falta de incentivo familiar. Na série televisiva "When calls the heart", exposta pela plataforma de "streaming" "Netflix" ,é narrado caso do personagem Bo, o qual possui enormes dificuldades na leitura ,ou seja ,não conseguia ler uma simples frase e,ainda , era constantemente desmotivado por seu pai, já que esse acreditava que a escola não estava por cumprir seu papel . Dessa maneira ,é certo que, assim como o um pai de Bo, vários brasileiros acreditem que a responsabilidade de ensinar e motivar o aluno seja toda e exclusivamente da escola , entretanto ,é indubitável que a motivação dos pais aos seus filhos na educação é indispensável. Assim, compreende-se que o incentivo familiar é vital para alfabetização de crianças ,por exemplo.
Portanto, é papel da Mídia -como canais de televisão aberta- em parceria com a ANCINE, promover campanhas publicitárias sobre o analfabetismo funcional no país, por meio de verbas governamentais ,a fim de trazer informações e abranger a visão da população sobre tal assunto.
Observações : Essa é a minha primeira redação após um período de estiagem , confesso que não estou tão contente com o desempenho :/
Ps: a conclusão ficou pequena porque , infelizmente , eu só possuía 3 linhas para finalizar a minha redação
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.