A priori, o problema é sustentado pela base educacional brasileira lacunar. Segundo o filósofo Immanuel Kant, o homem é o que a educação faz dele. Nesse sentido, a incapacidade dos analfabetos funcionais em interpretar os mais variados tipos de conteúdos - como ler, escrever ou responder questões simples de matemática - é responsabilidade da escola, seja por não democratizar o aprendizado, seja por tratar da compreensão textual de forma não suficiente. Dessa forma, a formação educacional desvaloriza a pluralidade do conhecimento.
Outrossim, é imperativo destacar a baixa atuação dos setores estatais como promotor do revés. Sob esse viés, esse fator, de acordo com as ideias de John Locke, configura-se como a violação do "Contrato Social", visto que o Estado não cumpre o seu dever de garantir que os cidadãos desfrutem de seus direitos essenciais, como o acesso a uma educação de qualidade. Desse modo, os iletrados funcionais poderão apresentar dificuldades para serem inseridos no mercado de trabalho, haja vista o sistema capitalista vigente que seleciona prioritariamente aqueles que detêm alto grau de proficiência.
Portanto, para alterar tal cenário, o Ministério da Educação e Cultura (MEC) pode criar os "Jogos Interpretativos", por meio de uma semana com conteúdos sobre análise textual e exploração linguística, com o fito de reduzir a taxa de pessoas não funcionalmente alfabetizadas e problematizar as consequências dessa frequente ocorrência de descaso com a educação. Quiçá, assim, tal hiato reverte - se - á, fazendo "jus" àquilo que fora apregoado pela Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.