Em primeiro lugar, é importante debater sobre a negligência estatal. Nesse prisma, o pensador Confúcio apresentou que os frutos não são o mal da lavoura, mas sim, seu lavrador. De forma similar, o estado como lavrador da sociedade, deve reconhecer outros moldes familiares, contudo, dentro do artigo 226 da Constituição Federal, ressalta apenas o modelo "pai, mãe e filhos", excluindo demais formações como por exemplo, "avó, avô e neto". Isso acaba por retirar o empoderamento dessas minorias.
Além disso, a inércia do pensamento coletivo é um agravador. Nesse sentido, o contexto da Revolução Industrial do século XIX promoveu mudanças abruptas na estrutura familiar, em que mães iniciaram longas jornadas se trabalho. No entanto, esse cenário transformador não foi o suficiente para fortalecer estruturas minoritárias, visto que o tradicionalismo não foi rompido e mantém-se até hoje. Sendo assim, quem está no poder, no caso, a família tradicional, quer manter-se nele ao invés de repartir sua importância igualmente, o que caracteriza egoísmo exacerbado.
Portanto, pode-se inferir a necessidade de mitigar a problemática. Para tal cenário, cabe ao estado rever, alterar e divulgar uma nova versão do artigo 226 da Constituição, por meio de consultas populares entre diversos tipos de família, com o fim de reconhecer a importância dessa diversidade dentro da sociedade brasileira. Tal ação deve conter um texto mais universalizado para garantir o direito e importância de todas elas. Dessa forma, o ideal de Gandhi poderá prosseguir dentro desse âmbito.
Proposta: https://app.estuda.com/redacao/id-10466 ... rasileiras
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada