Por Lunasuiw
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#50291
Nome: Anna Luna
Tema da redação: analfabetização digital
É de conhecimento geral que o número de analfabetos no Brasil chega a ser muito preocupante, cerca de 11 milhões de pessoas diz o IBGE. Os analfabetos digital, que não sabe é nunca teve acesso a um computador ou mesmo um celular, essas pessoas não tem noção nenhuma o que é uma internet, pois sem a internet nós não conseguiria se comunicar com pessoas de outro estado ou países.
A internet hoje em dia é muito importante, ainda mais para os idosos pois por ela nós fazemos tudo, pena que nem todos têm acesso a internet. Temos que ressaltar Também o alto custo da internet para a população pobre, a maioria tem que escolher entre comer ou ter o acesso a internet. Caso o Brasil fica para trás com a internet, ele ficará fora da realidade que a maioria dos países vivem, temos que ensinar essas pessoas que não sabe do acesso a internet a mexer, assim o índice de analfabetos iria reduzir muito.
Uma parte da sociedade usa a internet com muita frequência e torcemos muito para que eles usam de forma segura e saudável. Sabemos que na internet pode ser usado para o bem e para o mal, então devemos ter bastante cuidado quando se trata em usar a internet. De fato podemos orientar nossos filhos e os de mais idade a não sair clicando em tudo que ver, ter mais cuidado quando for usar a internet, nem tudo que a gente ver nas rede sociais é o que parece ser, procura achar fontes confiáveis para sair enviando para o outro! No meu ver todas as escolas deveria vim já com a sala para o acesso aos computadores, nem sempre uma escola pública consegue ter esse acesso a essa tecnologia, nas casas então, nem se fale por isso o índice está altíssimo! Enfim ressalto a necessidade da tecnologia aconteça ainda na infância, para que nossas crianças não usa a internet só como um passatempo mais também como uma ferramenta muito importante para nosso conhecimento!
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 60

Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

Por dallagnoles
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#50313
Oiii, tudo bom? Queria te ajudar com algumas dicas pra melhorar sua redação. Vou pelas competências, tá?

Competência I - escrita: Acho que essa é uma parte que vc deve focar e se aprofundar bastante! Tiveram vários desvios de concordância verbal, nominal, períodos longos demais, muitas palavras foram repetidas (exemplo, internet apareceu várias vezes. É importante evitar isso e buscar sinônimos)
Competência II - compreensão do tema: Acho que vc soube usar o tema de analfabetismo digital em algumas partes, mas focou mais na falta de acesso à internet. Isso é realmente um fator, mas tem vários outros, explorar só um pode confundir sobre qual é exatamente a proposta do texto. Os dados do IBGE que vc colocou são mt bons pra dar mais força na sua argumentação, mas um só é pouco! Tente colocar pelo menos 3 repertórios diferentes que exemplifiquem seu ponto de vista (citações, filmes, estatísticas, atualidades, músicas, alusões históricas, livros)
ALIÁS, MUITO IMPORTANTE ressaltar que o texto dissertativo-argumentativo NÃO aceita o uso da primeira pessoa (então vc não pode falar "eu penso", "na minha visão", e qualquer outra coisa que remete a vc, que tá escrevendo. Você tem que defender suas ideias, mas usando ou a terceira pessoa do singular (ele, ela) ou a primeira do plural (nós)[embora eu não recomende esse último, exatamente pelo motivo que eu acabei de citar]
Competência III - organização das ideias: Suas ideias foram boas mas não teve uma estruturação legal. É importante colocar na sua introdução a tese que vc vai trabalhar no desenvolvimento (a tese é composta de dois argumentos pra defender seu ponto de vista, que vc vai usar depois no desenvolvimento. Por exemplo, vc pode pegar a desigualdade social como um argumento (e usar a falta de acesso à internet pra defendê-lo) e também a falta de formação educacional (como vc mesmo escreveu, mas de forma mais clara). Foque apenas em dois argumentos, evite colocar muita informação que não mostra uma sequência lógica do seu ponto de vista.
Competência IV - mecanismos linguísticos: Essa é uma competência bem fácil de ganhar pontos, então estude e foque nela também! Os conectivos são essenciais pra mostrar a sequência de ideias que vc quer passar (por exemplo, "desse modo", "assim sendo", "sob essa perspectiva"... Tem vários, e várias situações diferentes pra vc usar! Eu recomendo vc colocar um no início de cada período.
Competência V - intervenção: Pra sua intervenção ficar completa, é necessário 5 fatores. 1- agente (quem vai solucionar o problema), 2- ação (o que ele vai fazer pra isso), 3 - modo/meio (de que maneira/ por qual meio ele vai fazer a ação), 4 - finalidade (qual o objetivo da ação), 5 - detalhamento (vc escolhe um dos fatores anteriores e se aprofunda, dá detalhes). Eu recomendo vc escrever os fatores nessa ordem, pois facilita, de novo, a progressão das ideias.

Nossa eu falei demais. Desculpa se me precipitei em alguma parte. Você realmente sabe usar as palavras e tem argumentos, só precisa de prática e mais estrutura. Enfim, é isso. :)
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