Por Leticia28
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A taxa de analfabetismo no Brasil vem se reduzindo ao longo dos anos. Porém ao comparar 2019, com 2018, podemos de acordo com a (PNAD) perceber que o analfabetismo passou de 6,8% em 2018 para 5,6% em 2019. Apesar da queda que representa cerca de 200 mil pessoas o Brasil tem ainda 11 milhões de analfabeto.
Decerto, o analfabetismo está diminuindo, porém de acordo com o (IBGE) pessoas de 15 anos ou mais que não são capazes de ler ou escrever ao menos um bilhete simples. Apesar de ter registrado queda, os dados mostram que 18% são concentrados em pessoas mais velhas, com 60 anos ou mais. Além da diferença de idade existe desigualdade racial e regionais, em relação aos brancos a taxa para analfabetismo e muito menor ao que se refere a população preta e parda. É relevante abordamos sobre os motivos de muitos jovens vem largando ao ambiente escolar, muitos adolescentes é por uso de drogas e envolvimento com atividades ilegais, outros por falta de acesso, faltas de escolas, vagas próximas a residência e até transporte público que pode ser demorado oi até inexistente. necessidades especiais, seja por deficiência ou por doenças crônicas, visual, auditiva, cognitiva. Muitas vezes por gravizes na adolescência, bullying. Como cita Nelson Mandela, a educação é a arma mais poderosa que temos pra mudar o mundo.
Observa-se que ainda que venha se registrando queda, o analfabetismo é muito presente ainda. Por tanto é preciso que o Ministério da educação, abra mais programas de incentivo ao aprendizado e mais vagas em colégios públicos, onde poderia ser divulgado através da mídia.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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