Em virtude do objetivo principal pela Politica Nacional da Alfabetização (PNA) a “Literacia Familiar” é a pratica que se aplica entre pais/ cuidadores e filhos, no conjunto de experiência relacionado à linguagem, leitura e escrita, que faz parte do processo de formação educativa presente desde a primeira infância de forma lúdica e participativa, que os preparam para os primeiros anos na rede do ensino fundamental, além de fortalecer o vínculo familiar.
Acresce também, que os principais incentivadores devem está aptos para estas práticas, o importante também é desenvolver técnicas que facilitem o processo deste sistema de alfabetização. O livro Formação Social da Mente: O desenvolvimento dos Processos Psicológicos Superiores, afirma que “O caminho do objeto até criança e desta até o objeto para outra pessoa” sendo assim fica claro que os pais devem encorajar seus filhos a tomar gosto pela leitura, eles têm o dever cultivar hábitos de leitura, se tornando leitores para os filhos, com diálogos sobre suas leituras, narração em voz alta, incentivo de práticas com escritas, atividades artísticas e motivação, uma das peças mais importantes, para relações das crianças em contato com a escrita e a leitura.
Portanto, levando-se em consideração os benefícios dados pela ação do Programa Conta pra Mim com fontes acessíveis, é dever do ambiente familiar tornar possível o hábito da leitura e da escrita, por via dos materiais disponibilizados pelo Ministério da Educação (MEC). É Possível tomar iniciativas com o apoio dos materiais de orientação, entre capacitações e outros recursos, materiais e financeiros que tornam necessários nas atividades, facilitando essas práticas de literacia por parte das famílias.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.