Por rachmaninoff
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O filme norte-americano “Radio Rebel” apresenta em seu enredo uma garota que, por meio da rádio da sua escola, conseguiu se tornar famosa e então influenciar as atitudes de um grande número de estudantes. De maneira análoga, no Brasil, está cada vez mais comum a existência dos chamados influenciadores digitais, os quais estimulam seus seguidores a agir de um determinado jeito ou a comprar certos produtos e serviços. Dessa maneira, torna-se evidente o cenário de consumismo e de influência de comportamento que se forma ao redor desse grupo de pessoas.

Em primeira análise, é válido ressaltar a importância dos influenciadores para a propagação do consumo na sociedade, já que eles até mesmo “se vendem” para alcançar engajamento. Nesse sentido, o sociólogo Zygmunt Bauman já apontava que, em uma sociedade de consumidores, ninguém pode se tornar sujeito sem primeiro virar mercadoria. Diversas vezes, influenciadores digitais são então vinculados a determinadas marcas e as apresentam o tempo inteiro a seus públicos com o intuito de aumentar as vendas. Assim, o influencer ganha popularidade e chances para trabalhar com outras empresas, ao mesmo tempo em que a marca em questão aumenta suas vendas.

Por outro lado, também convém frisar a falta de senso crítico de muitos dos indivíduos consumidores, os quais diversas vezes podem acabar se tornando massa de manobra e repetir ações duvidosas somente por elas estarem em tendência. No filme “Jojo Rabbit”, podemos presenciar o quanto nomes influentes são capazes de alienar as pessoas a pontos extremamente críticos, principalmente quando se fala de um público infantil, sendo esse o mais fácil de se manipular quando não se há o controle pelos adultos.

Portanto, é necessário que algumas mudanças sejam feitas para que se crie um ambiente mais saudável ao redor dos influenciadores. É preciso, então, que as mídias de comunicação em massa, como as redes sociais mais influentes, tomem responsabilidade acerca da população consumidora e estimule-a, através de propagandas, a desenvolver um maior senso crítico, assim como devem entrar em contato com os influenciadores para ajudá-los a ter mais consciência sobre o peso de suas ações. Dessa forma, é esperado que a sociedade perceba o poder de influência digital de uma maneira mais racional e até mesmo mais lucrativa para todas as partes.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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