No Brasil há um sério problema em relação à adaptação digital, visto que, atualmente, está em um cenário de exclusão. Segundo a teoria da Tábula Rasa, do filósofo John Locke, a mente é como uma folha em branco e todo processo do saber, do conhecer e do agir é aprendido com a experiência. Sob esse viés, é possível depreender que há necessidade de incluir os idosos, pois, a grande parcela desse grupo não obteve acesso e aprendizado voltado para era digital. Consequentemente, tornam-se excluídos socialmente e posteriormente quando preciso, encontraram dificuldades de adaptação. Dessa maneira, é substancial que ocorra a inclusão dos idosos na era digital, para que possam ser autônomos na utilização desses aparelhos.
Ademais, é fulcral pontuar a importância dessa educação. Em consonância com o sociólogo polonês Zygmunt Bauman, pode-se considerar os tempos “líquidos”, porque tudo muda rapidamente e nada é feito para durar ou para ser sólido. Como o corpo social, pós revoluções industriais, que se transformaram extremamente rápido. Por conseguinte, surgem diversos perigos no meio digital isto é hackes, fraudes e golpes. Assim, faz-se mister a educação digital para os idosos, uma vez que, são mais frágeis por causa da dificuldade de adaptação e por não obter informações necessárias para distinguir o que é seguro ou não.
Portanto, ao se analisar esses problemas, medidas devem ser tomadas. Para tanto, o Ministério da Educação, em parceria com as mídias sociais, deve alertar a população das consequências da exclusão digital para com os idosos e poderem se prevenir. É essencial fazer isso por meio de propagandas nas emissoras de Tv e plataformas como Facebook e YouTube, para que haja mais chances de atingir um grande público. Além disso, é fundamental que as famílias deem orientação para os parentes idosos e ajudá-los a entender sobre os riscos de fraudes e golpes, a fim de incluí-los com segurança no meio digital.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada